Início\ Informação \ Notícias
Viseu: Vinho do Dão integrado na rota do mais conhecido prato títpico da cidade
A Rota do Rancho, prato típico de Viseu que terá sido criado no século XIX pelos militares do Regimento de Infantaria da cidade, tem este ano, na sua 4.ª edição, a companhia do vinho do Dão.

Ao fim de três edições, a iniciativa, apresentado hoje na câmara, passa a denominar-se Rota do Rancho e do Vinho do Dão e, de 28 de abril a 01 de maio, 22 restaurantes da cidade de Viseu vão ter como prato do dia a iguaria criada numa casualidade pelos militares do Regimento de Infantaria de Viseu (RIV).

Segundo histórias que ganharam forma no século XIX, miguelistas e absolutistas disputavam a sucessão ao trono quando o RIV, hoje Regimento de Infantaria (RI14), foi chamado a defender a Linha do Buçaco.

Com a necessidade de alimentar as tropas, o comandante ordenado ao quarteleiro para meter tudo o que houvesse disponível na panela.
Galinha, carnes de porco, carne de vaca, enchidos, grão-de-bico, batata, macarrão e couves na panela - assim, com esta junção, nascia o Rancho à Moda de Viseu.

A este prato, explicou hoje a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Ana Paula Santana, junta-se o vinho do Dão, "porque fazia todo o sentido juntar estes dois produtos endógenos" da região.

Segundo a responsável, cabe agora à Comissão Vitivinícola Regional do Dão "sensibilizar os restaurantes para criar as condições que permitam aos clientes perceber com os dois produtos combinam bem".


A Rota do Rancho e do Vinho do Dão é organizada pela Câmara de Viseu com a Associação Comercial de Viseu, o Regimento de Infantaria 14 e a comissão vitivinícola regional.



Fonte:
Lusa / RB.