Início\ Informação \ Notícias
Vila Real: Fórum de Empreendedorismo vai destacar empresários que investiram no Douro
O Fórum de Empreendedorismo & Empregabilidade, que decorre entre 02 e 03 de maio, em Vila Real, vai divulgar exemplos de empresários que escolheram o Douro para investir, em áreas como a produção de vinho ou do turismo.

Organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o fórum envolve as 26 entidades, públicas e privadas, que integram a Rede Empreendouro.

O evento vai destacar histórias de empresários que escolheram a Região Demarcada do Douro para investir, com o objetivo de inspirar novos investimentos e chamar a atenção para todo o potencial endógeno da Região Demarcada.

Entre os exemplos está o de Sandra Tavares da Silva, ex modelo e enóloga oriunda da região de Lisboa e que, juntamente com o marido Jorge Serôdio Borges, criou a Wine & Soul, empresa que produz o vinho Pintas.

Depois, também Tomás Roquette vai falar sobre a experiência da família na Quinta do Crasto, que produz alguns vinhos muito premiados e pontuados e está a apostar no enoturismo.

Zaida Mendes, por sua vez, vai apresentar o projeto do Delfim Douro Hotel, uma unidade de quatro estrelas que abrirá em breve em Lamego.

Serão ainda apresentados casos de empresas criadas por antigos alunos da UTAD, que estão a ser apoiados pela estrutura de incubação desta instituição.

Durante os dois dias do fórum, são esperados mais de 300 jovens da região, incluindo estudantes da UTAD.

Liderada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Rede Empreendouro pretende apoiar a criação de emprego no território.

Ou seja, qualquer empreendedor que tenha uma ideia de negócio pode recorrer aos parceiros da rede, sejam câmaras, associações de desenvolvimento, comerciais ou empresariais e centros de emprego, que podem garantir o encaminhamento do processo dentro da rede.

O apoio prestado passa também pela formação e treino do empresário nos primeiros anos de atividade.

 

Fonte: Lusa / PLI.