"Em três anos queremos ser o hot spot do vinho a nível internacional. Significa isto colocar os vinhos portugueses na posição de que toda a gente fala e quer." Este é o objetivo revelado por Nuno Vale, diretor de marketing da Viniportugal, associação que gere a marca que promove internacionalmente os vinhos portugueses, a Wines of Portugal.
E como lá chegarão? Através de um investimento de 7 milhões de euros, a três anos, em nove mercados definidos como prioritários, entre os quais o Brasil - país que está a ponderar um aumento do imposto de importação de 27% para 55%, com risco para os vinhos portugueses, é o segundo onde se prevê gastar mais dinheiro (15% do orçamento).
E se a medida fiscal avançar? O responsável da Wines of Portugal prefere nem pôr a questão. "Espero bem que não aconteça, porque uma medida destas teria um impacto tão grande que quem está no mercado iria precisar de muito apoio na promoção", diz, frisando que as entidades competentes estão a trabalhar no assunto.
"O Brasil é muito importante porque tem uma classe média a crescer e o seu poder de compra também está a aumentar. Além de ser um mercado enorme", diz Nuno Vale, adiantando que os vinhos portugueses são bem recebidos. "Somos o terceiro país, em termos de origem, em quota de mercado (12%), com a Argentina e o Chile à frente, pois estes têm condições privilegiadas - não pagam os impostos que os vinhos portugueses pagam", diz o mesmo responsável.
Ainda assim, é possível prever um crescimento de 25% no negócio no Brasil, onde vai decorrer a Expovinis (24 a 26 de abril), uma das feiras mais importantes do país e onde estão 56 produtores de quase todas as regiões.
Fonte: dinheirovivo.pt
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