Esta é a opinião de Danny Cameron, diretor da companhia de importação Raymond Reynolds e antigo presidente da Associação de Importadores britânicos de Vinho Português.
"O vinho português nem é mainstream nem é suficientemente exótico", enfatizou, durante uma discussão destinada a responder à pergunta: "Haverá lugar no Reino Unido para os vinhos portugueses?"
Este especialista em vinho português lamentou que a marca Mateus seja a "única bem sucedida, mas que não promove o vinho português", que a região Douro seja ainda pouco reconhecida entre os britânicos e que, apesar de ser "fantástica", a casta Touriga Nacional seja quase desconhecida fora dos apreciadores de vinho.
Esta opinião foi reforçada por Sarah Ahmed, crítica de vinhos, para quem uma "marca forte que promova os vinhos portugueses é mais influente do que uma imagem amorfa" associada à marca Wines of Portugal [Vinhos de Portugal].
O tom dissonante veio do diretor de marketing da ViniPortugal, Nuno Vale, ao contrariar a ideia de que os vinhos portugueses estão destinados a deter apenas uma posição residual no mercado britânico.
Nos últimos três anos, afirmou, o valor em vendas duplicou de 19,6 milhões de euros, em 2009, para 36,4 milhões de euros, em 2011.
Para o responsável, estes números são mais importantes do que a quota de mercado ou volume de vinho vendido porque significam que os vinhos portugueses estão a ser comercializados por um preço mais elevado.
"Portugal não pode ser conhecido como uma região ou uma casta mas como um produtor de vinhos por excelência, como um todo", disse no final à agência Lusa.
A vantagem do vinho português, enfatizou, está na relação preço-qualidade, pelo que não acredita que exista uma solução mágica para aumentar o peso no mercado.
"Vai chegar mas demorará tempo", garantiu aos presentes no debate.
A ViniPortugal participa na Feira Internacional de Vinho de Londres com um espaço onde estão representados 17 produtores, mas no certame estão presentes outros produtores portugueses em stands individuais.
Além deste debate,
durante o evento, que decorre até quarta-feira, a associação que se dedica à
promoção do vinho português vai realizar ações junto de escanções e
comerciantes.
Fonte: Lusa / BM
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30