Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Vinexpo Ásia-Pacifico abre portas em Hong Kong
A quinta edição da Vinexpo Ásia-Pacífico abriu hoje em Hong Kong, com mais de um milhar de expositores provenientes de 28 países, metade dos quais de França, com vista a tirar partido do crescimento da economia chinesa.

"Pode haver incertezas aqui ou ali" em relação ao ritmo de crescimento da economia chinesa, mas "o futuro é radiante e este salão é a perfeita ilustração disso", disse Georges Haushalter, presidente do Conselho Interprofissional do Vinho de Bordeaux (CIVB).

Em volume, o ritmo de crescimento do mercado chinês deve abrandar para 54 por cento entre 2011 e 2015, contra mais 140 por cento entre 2006 e 2010, segundo o estudo anual realizado pela britânica ISWR para a Vinexpo.

Mas neste intervalo, o mercado europeu conhecerá um crescimento quase nulo e o consumo chinês por habitante deverá duplicar (atualmente é de apenas 1,3 litros por ano, contra 2,4 litros no Japão, 4,6 litros em Hong Kong e 50 litros em França).

A Ásia representará, por si só, nos próximos quatro ou cinco anos, mais de metade do crescimento do mercado do vinho a nível mundial, segundo o ISWR.

Champagne, vinhos de Bourgogne, de Bordeaux ou de Provence, tintos e brancos marcam presença na feira, onde também estão os vinhos do novo mundo, dos produtores chilenos ou argentinos, mas sobretudo australianos e neo-zelandeses, com cerca de 50 stands.

 

Fonte: Lusa / FV.