A Vinexpo terá início dia 29 de Maio em Hong Kong, prolongando-se até 31 de Maio, e a Top Wine decorrerá em Pequim, de 4 a 6 de Junho.
China e Macau são o quinto principal mercado dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, não incluindo os vinhos do Porto e Madeira, com um valor de 13,7 milhões de euros, e um dos alvos prioritários da produção nacional. Em 2011 assistiu-se a um aumento de 80 por cento do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado. A ViniPortugal estabeleceu o objectivo de promover o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau.
O principal objectivo da presença portuguesa nos dois eventos é promover o acesso dos vinhos nacionais ao mercado chinês e alargar os canais de distribuição existentes, através do contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes o evento.
A Vinexpo Asia-Pacific contará com a presença de 30 produtores portugueses de várias regiões demarcadas. Os visitantes poderão conhecer diversas variedades de vinhos, representativas de cada região, e participar em provas, organizadas conjuntamente pela Wines of Portugal e pelos produtores. O evento reunirá, ao todo, 1000 expositores de 28 países.
Na Top Wine 2012, 26 produtores irão apresentar vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Região dos Vinhos Verdes e Alentejo, entre outras. As diversas propostas poderão ser degustadas numa prova de vinhos incluída no seminário "Challenge your Senses, Enjoy the Complexity (Mude os seus sentidos, saboreie a complexidade)", promovido pela Wines of Portugal. A iniciativa será liderada pela reputada personalidade da área dos vinhos Wendi Ki, do centro de formação chinês Ease Scent Wine Education.
No âmbito da presença portuguesa na China destaca-se ainda o facto de Portugal ser o grande vencedor dos China Wine Awards 2012. Esta competição internacional, que teve lugar no início do ano, foca-se nas preferências dos consumidores chineses. A produção nacional conquistou 32 medalhas, incluindo duas Double Gold, a maior distinção atribuída no concurso, e 12 de ouro.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30