Início\ Informação \ Notícias
Gastronomia: Sete chefes Michelin reunidos na quinta e sexta-feira em Gaia
Sete chefes credenciados com estrelas Michelin vão reunir-se, na quinta e sexta-feira, no hotel vínico "The Yeatman", em Vila Nova de Gaia, em mais uma edição do festival gastronómico Rota das Estrelas, anunciou hoje a organização.

A novidade desta edição, que acontece pela primeira vez em Gaia, é o chefe Hans Neuner, do restaurante Ocean (duas estrelas Michelin).

Para Miguel Velez, diretor do The Yeatman "a presença do Hans Neuner assume especial importância porque o Ocean e o restaurante do The Yeatman constituíram as duas grandes novidades do Guia Michelin 2012: o The Yeatman por ser a primeira estrela para o hotel e para a cidade do Porto desde 1974 e o Ocean pela conquista da segunda estrela".

O The Yeatman fica situado em Gaia, com vista panorâmica para o Porto.

A "Rota das Estrelas 2012" começou a 16 de março, no Funchal, e termina a 17 de novembro, em Cascais.

Todos os chefes têm como denominador comum o reconhecimento pelo Guia Michelin.

Em cada encontro, o chefe anfitrião recebe os outros chefes para preparação em equipa de um menu de degustação que incorpora alguns dos pratos distinguidos no guia, indo ainda ao encontro da riqueza de paladares e produtos de cada região.

Em Gaia, reúnem-se Ricardo Costa (The Yeatman), Hans Neuner (Ocean), Benoît Sinthon (Il Gallo D'oro, The Cliff Bay), Miguel Vieira (Costes, Budapeste), Aimé Barroyer (Tavares), José Cordeiro (Feitoria) e Jerónimo Ferreira (Sheraton Porto Hotel & Spa).

"Queremos assegurar que a primeira Rota das Estrelas no The Yeatman seja memorável e, nesse sentido, decidimos criar esta dinâmica entre os novos talentos e nomes consagrados, procurando que a experiência seja enriquecida pela partilha de diferentes visões e experiências", afirmou Ricardo Costa, em comunicado.

No primeiro dia, serão os chefes mais novos os protagonistas dos menus que serão servidos, enquanto que na sexta-feira o protagonismo será atribuído aos mais experientes.

No total serão elaborados 12 pratos diferentes, que serão servidos nos dois dias de festival.

O preço por refeição é de 150 euros.

O "The Yeatman" afirma que possui uma das "mais abrangentes" caves de vinhos portugueses do mundo.

 Distinguida como a "Melhor Carta de Vinhos" pela Revista de Vinhos, a garrafeira do hotel reúne mais de 1.000 referências de um total superior a 25.000 garrafas.

 

Fonte: Lusa / PLI.