"Prove Dão Lafões" é o nome da iniciativa que, de 06 a 08 de julho, vai animar o Adro da Sé de Viseu e envolver também restaurantes da capital de distrito, de Oliveira de Frades e de Penalva do Castelo.
Organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Dão Lafões, o evento pretende ser um pretexto suplementar de atração turística, levando os visitantes a conhecer outros aspetos da região, como o seu património e os espaços culturais.
"Quisemos criar um evento diferenciador, que trouxesse gente a esta região", frisou Nuno Botelho, da Essência do Vinho, responsável pela produção do "Prove Dão Lafões".
Nuno Botelho explicou que os visitantes podem degustar várias iguarias, nos restaurantes ou no "Mercado Gourmet" que estará a funcionar no Adro da Sé, com mais de 30 expositores de produtos como queijos, enchidos, azeite, mel e vinhos.
Diariamente, haverá também duas sessões de cozinha ao vivo, onde a criatividade fará surgir novas receitas à base de produtos da região, com os chefes de cozinha Luís Américo, Justa Nobre e Paulo Cardoso. As sessões são abertas ao público, mediante os lugares disponíveis.
Por entender que estes eventos devem ter também uma vertente pedagógica, quer para o público em geral, quer para profissionais de hotelaria e restauração, estão previstas conversas e um workshop sobre o vinho.
"As conversas são abertas ao público em geral. Serão simplificados alguns conceitos sobre o vinho, com uma linguagem acessível a todos", garantiu.
Os presentes nas conversas poderão aprender a "provar como um profissional" e conhecer melhor as castas Touriga Nacional e Encruzado e os vinhos rosés. No workshop será explicada "A importância de um correto serviço de vinhos".
O presidente da CIM, Carlos Marta, explicou que esta iniciativa se insere no projeto de "afirmar a marca Dão Lafões", que ao longo dos próximos anos tentará dar mais visibilidade a este território.
"A região de Viseu tem currículo e produtos de referência nacional e internacional", frisou o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, ao sublinhar a importância de a região se assumir como "destino turístico de excelência".
Fonte: Lusa / AMF.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30