"Nós pretendemos com estas acções aumentar o enoturismo no Alentejo, transmitindo o posicionamento que pretendemos para a marca Vinhos do Alentejo, através da integração de valores únicos da nossa região, que gostaríamos de ver associados à marca Vinhos do Alentejo", disse ao PressTUR o director de marketing Tiago Caravana.
No entender da Vinhos do Alentejo uma "região vitivinícola precisa de ser entendida não só pelos seus vinhos, mas também pela sua envolvente, sobretudo por características que a tornam única e que se identificam com os seus valores".
A iniciativa, a primeira de quatro que os Vinhos do Alentejo está a fazer durante este mês, pretende juntar os vinhos com outra actividade que se possa fazer na região e assim incentivar não só o consumo do vinho como as visitas enoturísticas ao Alentejo.
Além da acção já realizada que juntou os vinhos com o birdwatching, também serão realizadas iniciativas que juntam os Vinhos do Alentejo com a utilização de ervas silvestres na cozinha alentejana, com a astronomia na reserva Dark Sky de Alqueva e a fotografia de natureza, na vertente de paisagem.
As herdades do Grous, da Malhadinha Nova e de Santa Vitória foram as participantes nesta primeira iniciativa e o grupo restrito pode conhecer melhor as diversidade de castas que produzem depois a enorme variedade de vinhos, desmistificando algumas crenças e trazendo à luz outras verdades sobre o consumo desta bebida.
O Alentejo é a região líder no mercado nacional, tanto ao nível de quota de mercado de volume (39%) como em valor (43,5%), na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC e IG diz a Vinhos do Alentejo com base num estudo da consultora AC Nielsen no período de um ano que terminou a 31 de Julho de 2010.
Entre 1995 e 2012 o número de produtores aumentou de 45 e 13.500 hectares aos 350 e 22.100 hectares, sendo a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano de 11.763 hectares.
O Alentejo representa ainda 16,47% da produção total de vinho em Portugal, havendo oito sub-regiões aprovadas para produção de vinho DOC, designadamente Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira.
A exportação de Vinhos do Alentejo para fora da União Europeia representou 15% da produção média dos últimos três anos sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, Canadá, China os cinco principais mercados.
Fonte: Presstur
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