Início\ Informação \ Notícias
IVDP associa-se ao Turismo de Portugal para promover o Douro Vinhateiro
A iniciativa “Um Porto em…” pretende aumentar a notoriedade e a perceção do Vinho do Porto, junto de responsáveis do setor e opinion makers nacionais e internacionais, enquanto elemento diferenciador e característico da oferta turística sofisticada de Portugal.

A promoção do Vinho do Porto junta-se à do Turismo, aliando o Douro Vinhateiro Património Mundial à sofisticação do turismo nacional.

A iniciativa conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e do Turismo de Portugal tem o nome de "Um Porto em Lisboa", e decorre hoje, 15 de Jjnho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Provas de vinhos e de gastronomia são algumas das ações previstas nesta edição inédita que procura reforçar a presença do Vinho do Porto no mercado interno associando-o ao Turismo nacional.

Com os olhos postos numa região importante a nível do mercado interno para o Vinho do Porto - a grande Lisboa - o IVDP reforça, com esta associação ao Turismo de Portugal, a estratégia assumida no Plano de Promoção 2012/2013 de "reposicionar o território como vetor de análise e intervenção do instituto porque a Região de produção tem de ser assumida como um valor que deve ser adicionado ao produto", como adianta Manuel de Novaes Cabral, Presidente do IVDP. "É, também, mais uma oportunidade de reforçar a ligação que o Instituto tem criado, com as escolas de hotelaria e com os profissionais do setor, tão importantes na valorização e na divulgação do Vinho do Porto". 

Ao longo de provas de vinhos e de gastronomia e sessões de trabalho, o Douro e o Vinho do Porto dão-se a conhecer à comunidade empresarial e escolar como produtos turísticos de excelência e de nível internacional, estimulando a sua integração na oferta gastronómica. Durante um dia, uma nova geração de chefs  (Nuno Diniz, Nuno Barros, João Sá, Vítor Claro, António Lourenço, António Henriques, Marlene Vieira e José Serrano) vai liderar várias provas gastronómicas comentadas, utilizando Vinho do Porto.

Entre as ações a decorrer contam-se uma conferência sobre a relação histórica entre o Porto e o comércio do vinho e palestras sobre empreendedorismo na região do Douro, nas áreas do vinho, da restauração, da hotelaria.

A jornada encerra com a inauguração da exposição "A Arquitetura da Paisagem Duriense", no Átrio Rossio, que decorrerá até 30 de junho.

A iniciativa "Um Porto em..." pretende aumentar a notoriedade e a perceção do Vinho do Porto, junto de responsáveis do setor e opinion makers nacionais e internacionais, enquanto elemento diferenciador e característico da oferta turística sofisticada de Portugal.

Depois de Lisboa, o objetivo é que a iniciativa possa repetir-se noutras grandes cidades europeias, permitindo projetar o Vinho do Porto enquanto ativo turístico de excelência para Portugal junto dos principais mercados emissores.