Com lançamento previsto para as próximas semanas em São Francisco, apenas à
espera do "ok" da Apple Store, a "app" gratuita EasyVino vai recomendar ao
consumidor um vinho da sua preferência que exista no restaurante ou loja em que
se encontra, com base no seu histórico de provas.
"A quantidade diferente de
marcas nos restaurantes norte-americanos faz com que seja muito difícil as
pessoas saberem que vinhos escolher", disse à Lusa Hugo Bernardo.
Ao
contrário de Portugal, onde num restaurante ou lojas de vinho as variedades de
vinho são quase todas portuguesas e até familiares dos consumidores mais
atentos, nos Estados Unidos é habitual cada restaurante ter uma carta diferente,
com vinhos norte-americanos, europeus, sul-americanos e de outras paragens.
A
ideia da "app" EasyVino, a segunda desenvolvida por Bernardo depois de uma
primeira de fotografias género Instagram, surgiu de um amigo que tinha um gosto
específico de vinhos que não conseguia descrever aos empregados de
mesa.
Avaliando através da "app" os vinhos que vão bebendo, os utilizadores
vão criando um "perfil de paladar" e a partir deste são feitas futuras
recomendações.
"O incentivo para o utilizador dizer se gostou ou não é que
as recomendações vão ser mais adequadas no futuro, há uma vantagem", afirma
Bernardo.
O modelo de negócio passa por cobrar uma percentagem sobre
encomendas de vinho pela internet.
"Vamos conhecer o paladar dessas pessoas
melhor até do que eles próprios, conseguimos ir ao mercado negociar melhor para
fazer ofertas direcionadas ao que as pessoas gostam", afirma o engenheiro
informático português.
Após o lançamento, o grande desafio será aumentar a
cobertura, incluindo mais cartas de vinho e mais regiões do país.
Para já,
apenas serão cobertos espaços comerciais no centro de São Francisco e Palo Alto,
em Sillicon Valley, num total de 150 restaurantes.
O objetivo é ir alargando
nos próximos meses até "500 a 600" restaurantes, incluir lojas de vinho e
supermercados em São Francisco.
Depois do grande pólo tecnológico da Costa
Oeste dos Estados Unidos, deverão seguir-se as cidades de Los Angeles, Nova
Iorque, Chicago, Miami e Boston.
No futuro, Bernardo pretende incluir países
como Brasil, China ou Alemanha, "com pouca produção doméstica, mas que têm uma
cultura de consumo" e dimensão.
O desenvolvimento da aplicação, financiada
pelo jovem empreendedor, foi feita por apenas três pessoas a tempo inteiro, duas
delas em Portugal, uma equipa que deverá ser alargada proximamente com um
comercial para os contactos com o retalho.
Depois de feito o lançamento com
sucesso, Bernardo prevê procurar financiadores para a expansão da
empresa.
Esta é a quarta empresa que Hugo Bernardo lança desde que acabou o
curso superior em 2000, após uma primeira de software para telemóveis, outra de
"blogs" e a mais recente "app" Piictu, uma rede social centrada na partilha de
fotografias.
Com EasyVino, Bernardo junta as tecnologias à paixão dos vinhos,
a que está ligado como gestor da empresa que explora o vinho Quinta de Tormes
para a Fundação Eça de Queirós.
"Não faço ideia do que o futuro dirá, mas
gosto de trazer produtos para o mercado", afirma o jovem português.
Fonte: Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30