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Vinhos da ENOFORUM-CARMIM GROUP na África do Sul
No passado dia 10 de Junho, nas instalações da Associação Cultural Portuguesa de Pretória, foi realizado um almoço de celebração do dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.

Um almoço que se estendeu pela tarde e que teve como pontos altos os discursos da Encarregada de Negócios da Embaixada de Portugal, Gabriela Albergaria, e do Presidente do ACPP, Mário Ferreira seguido de espectáculo musical de algumas jovens vozes de artistas da comunidade e do conceituado artista Fernando Pereira em tour pela África Austral.

Teria sido um normal dia de festejo do 10 de Junho na África do Sul, não fosse a presença à mesa de vinho tinto e branco Monsaraz da Enoforum-Carmim Group.

De salientar que o vinho foi muito apreciado pelos comensais assim como a iniciativa muito elogiada e reconhecida.

Esta iniciativa deve-se à vontade da Enoforum-Carmim Group em explorar o mercado Sul-africano, manifestada à sua Gestora de Cliente, Iara Martins, e posteriormente transmitida ao director do ponto de rede da AICEP na África do Sul. Desta forma foi possível coordenar uma acção em conjunto com a Comunidade Portuguesa e através da ACPP, que reuniu mais de 400 membros para o almoço de celebração do 10 de Junho, contrariando o habitual consumo de vinhos Sul-africanos da Comunidade Portuguesa.

O sucesso de uma acção deste tipo deve-se à disponibilidade da Enoforum-Carmim Group para patrocinar o almoço, com a oferta do vinho, e ao mesmo tempo promover a sua marca no mercado Sul-africano.

O mercado Sul-africano do vinho não é um mercado fácil mas com muito potencial, dada a produção de qualidade de vinhos monocastas, e o habitual consumo pelas famílias Sul-africanas. Aliás havendo um mercado potencial, de valor significativo, na Comunidade Portuguesa, convém salientar que os principais consumidores de vinho Português na África do Sul não são os membros da Comunidade Portuguesa mas sim os normais consumidores Sul-africanos, habituados a experimentar vinhos de diversas proveniências.

Um novo vinho que se queira introduzir no mercado enfrenta um trajecto de seis meses de análises e avaliação das rotulagens, pelas entidades competentes, para conformidade com as exigências legais.

O melhor caminho é encontrar um distribuidor experimentado no sector vinícola que esteja disponível para introduzir o produto no mercado e organizar o processo necessário e mencionado anteriormente.

Um dos grandes distribuidores de vinhos portugueses na África do Sul é o Comendador Giorgio Pagan, através da empresa Wines of the World, de que é proprietário. Tem, com assinalável sucesso, dignificado e aumentado a quota de vinhos portugueses no mercado Sul-africano.

O que falta para que o vinho Português seja mais consumido na África do Sul são campanhas de marketing e promoção, dirigidas a determinados segmentos de mercado: o Vinho Verde, o Vinho do Porto e o Vinho Tinto de mesa, face à nossa tradição de qualidade neste segmentos de produção e capacidade de fazer "blends" com imenso sucesso podem ser potenciados com campanhas dirigidas ao consumidor Sul-africano.