Início\ Informação \ Notícias
Porto:Campanha "A Copo" para promover consumo responsável de vinho
Bares das ruas da Galeria de Paris e de Cândido dos Reis, no Porto, recebem hoje e amanhã a campanha A Copo, que a ViniPortugal lançou para promover o consumo responsável de vinho e que começou há uma semana, em Lisboa.

"A ViniPortugal pretende alargar a base de consumo de vinho e contrariar possíveis movimentos para consumo de vinhos mais baratos, sensibilizando o consumidor para os vinhos de excecional qualidade que se produzem em Portugal", disse à Agência Lusa Nuno Vale, daquela entidade.

Para este responsável, "estas festas são uma oportunidade para sensibilizar um consumidor adulto mais jovem para as vantagens do consumo de vinho a copo, do ponto de vista de um consumo responsável, da experiência sensorial e da liberdade de consumo".

A ViniPortugal acredita que "as festas permitem aos bares, discotecas e restaurantes perceberem in loco a adesão dos consumidores a uma boa lista de vinhos a copo" e, para os consumidores, "permite descobrir novas formas de consumo".

"As nossas expectativas não são de curto, mas de longo prazo, até porque hábitos levam tempo a mudar", completou Nuno Vale.

A campanha tem "um custo de 400 mil euros" e envolve "cerca de 70 ações de formação" pelo país fora, quatro festas "A Copo" na noite de Lisboa e Porto, "avaliação da qualidade do serviço a copo em mais de 100 restaurantes e bares" e várias ações de divulgação da campanha junto de empresas, consumidores e profissionais.

No Porto, a iniciativa abrange 14 restaurantes, bares e outros estabelecimentos, onde a cerveja as bebidas brancas predominam e nos quais serão disponibilizados, ao todo, 20 vinhos nacionais, a 1,5 euros por copo.

Os espaços aderentes são a Casa do Livro, La Boheme Entre Amis, Twins (Baixa), Clube 3C, Plano B, Baixa, Rendez Vous Electro rock Club, More Club, Galeria de Paris, Café au Lait, Era uma Vez em Paris, Mao Maria, Auditório Club e Alma.

A iniciativa tem início pelas 20h00 e prolonga-se até às 01h00.

A campanha A Copo realiza-se num contexto em que o consumo interno de vinho está em queda, uma tendência contrariada pelo "forte dinamismo que as exportações demonstram desde o ano passado.

"Passámos de um crescimento das exportações de 21 por cento em 2011 para 38 por cento no primeiro trimestre de 2012, face aos respetivos períodos homólogos", informou Nuno Vale.

 

Fonte: Lusa / AYM.