Início\ Informação \ Notícias
Museu do Douro: Segundo polo é inaugurado a 14 de julho, em Favaios
O Núcleo Museológico Favaios, Pão e Vinho, a inaugurar a 14 de julho, é o segundo polo do Museu do Douro a entrar em funcionamento e representa um investimento de cerca de 800 mil euros.

O Museu do Douro (MD), com sede no Peso da Régua, anunciou hoje a inauguração para o dia 14 de julho.

A nova estrutura vai, segundo o diretor do MD, Fernando Seara, ajudar a consolidar o conceito de território que esteve na origem desta unidade museológica.

No núcleo vai ser possível ver uma representação das duas principais atividades económicas e culturais locais: o pão e o vinho. Pela vila espalham-se 10 padarias e aqui é também produzido um dos moscatéis mais conhecidos do país, o favaios.

Este espaço ocupa o secular edifício conhecido como "Obra" e tem como missão "preservar, documentar, interpretar e divulgar tradições, saberes e artefactos relacionados com o pão e vinho Moscatel de Favaios, no sentido de evocar e de perpetuar na memória coletiva estes produtos prevalecentes na região duriense".

A exposição permanente pretende preservar e valorizar os recursos locais, patrimoniais e culturais, assim como ilustrar atividades e um quotidiano que remetem para práticas e processos de trabalho ligados a estas culturas que constituem a principal referência identitária de Favaios.

O Moscatel de Favaios distingue-se por ser um vinho produzido a partir de uma única casta, "Moscatel Galego" e num território bem delimitado entre Favaios, o lugar da Granja e algumas parcelas em Alijó, situando-se acima dos 500 metros de altitude.


 
Fonte: Lusa / PLI.