Início\ Informação \ Notícias
Douro: Exposição "Ferreirinha" dá o arranque na quinta-feira à segunda edição do "Entre Margens"
A exposição fotográfica "Ferreirinha", que faz uma homenagem às mulheres do Douro, dá o arranque na quinta-feira, em Vila Nova de Gaia, à segunda edição do projeto "Entre Margens".

Depois de passar também pelos centros históricos de Amarante, Porto, Santa Marta de Penaguião, Mirandela, Vila Real e Régua, a edição 2012 termina a 28 de outubro, em Lamego.

Promovido pela Fundação Museu do Douro, o projeto "Entre Margens: o Douro em Imagens" é um programa de intervenção cultural sobre o património imaterial da região duriense que une oito municípios em torno da cultura e arte.

A autoria do projeto é da Procur.arte Associação Cultural e conta com um orçamento de 800 mil euros, apoiado por fundos comunitários.

Nuno Ricou Salgado, da Procur.arte, disse hoje à agência Lusa que a exposição "Ferreirinha", da autoria de Pauliana Valente Pimentel, faz uma homenagem "às várias ferreirinhas", ou seja, às mulheres do Douro, desde as enólogas, proprietárias de quintas, trabalhadoras rurais ou crianças.

Dona Antónia Adelaide Ferreira viveu no século 19 e historicamente ficou conhecida como a "Ferreirinha", tendo dedicado a sua vida à cultura da vinha e à produção de vinho, no Douro.

O Entre Margens terá ainda expostas as imagens de arquivo do Fundo de Coleção Domingos Alvão, bem como trabalhos de autores emergentes, como José Ferreira, Marcos Oliveira e Miguel Vasconcelos, todos fotógrafos ligados à região do Douro.

Nos centros históricos das localidades serão organizados três núcleos expositivos, instalados no chão, paredes de edifícios ou cubos de grandes dimensões.

As mostras serão compostas por trabalhos de fotógrafos convidados (Céu Guarda, Inês d'Orey, Luísa Ferreira, Nelson D'Aires, Pauliana Valente Pimentel, Paulo Catrica) e ainda de fotógrafos da região norte selecionados através do concurso "Entre Margens" e da "masterclass" de fotografia coordenada pela Kameraphoto.

"No fundo, trazemos novas leituras sobre a região do Douro", salientou Nuno Salgado.

Durante os quatro meses decorrerão ainda cerca de 20 espetáculos e ações complementares.

Em Gaia, realiza-se na quinta-feira o espetáculo Omiri, que junta a cultura do século 21 a práticas musicais já esquecidas, e estará a cargo do realizador Tiago Pereira e do músico Vasco Ribeiro Casais.

No âmbito do projeto, Amarante acolhe, a partir de sexta-feira, o trabalho "Douro Industrial", da fotógrafa Inês D'Orey.

O projeto intervém na região do Douro, desde a foz até ao Alto Douro. Abarca um território de 1.879,3 quilómetros quadrados, uma populaçãode 722.975 pessoas e integra duas áreas classificadas pela UNESCO como Património Mundial (Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro).

O "Entre Margens" termina no verão de 2013.



Fonte: Lusa / PLI.