Início\ Informação \ Notícias
Prémios internacionais para vinhos da Região de Lisboa

O concurso "Sélections Mondiales des Vins", reconhecido como a maior competição internacional de vinhos da América do Norte, decorreu entre 30 de maio e 4 de junho no Quebec (Canadá) e recebeu 1.806 vinhos de 581 produtores oriundos de 35 países.  
Nesse concurso foram atribuídas 10 medalhas "grande ouro", 403 de ouro e 132 de prata. A competição reconheceu seis Regional de Lisboa com cinco medalhas de ouro e uma de prata. O ouro foi para: "Casa do Lago" (tinto 2009, Grande Reserva), produtor DFJ - Vinhos; "Grand'Arte" (tinto 2009, Alicante-Bouschet), DFJ - Vinhos; "Grand' Arte" (tinto 2009, Shiraz), DFJ - Vinhos; "Palha--Canas" (tinto 2009), Casa Santos Lima - Companhia das Vinhas; e "Paxis" (tinto 2009), DFJ - Vinhos. A medalha de prata foi atribuída ao vinho Regional Lisboa "Castelo do Sulco" (tinto 2010) produzido por Goanvi - Central de Engarrafamento de Bebidas.
 
A Roménia organizou o International Wine Contest Bucharest 2012, nos passados dias 7 a 10 de junho, onde esteve presente o produtor DFJ - Vinhos, que foi distinguido com duas medalhas de ouro para os regionais Lisboa: "Grand' Arte - Touriga-Nacional" (tinto 2009) e Grand' Arte - Alicante-Bouschet" (tinto 2009). O mesmo produtor recebeu ainda a medalha de prata, para pontuação superior a 84 pontos, com o néctar Regional Lisboa "Grand'Arte - Alvarinho" (branco 2011) e três distintivos de prata, para classificações inferiores a 84 pontos, com os vinhos Regional Lisboa: "Grand'Arte - Syrah" (tinto 2009), "Grand'Arte - Arinto" (branco 2011) e "DFJ - Touriga-Nacional" (tinto 2008).
 
 
Produtor da região distinguido em Nova Iorque
 
O produtor da região de Lisboa DFJ Vinhos recebeu no passado mês de maio o prémio "Companhia Portuguesa de Vinhos do Ano", atribuído pela New York Internacional Wine Competition (NTIWC) 2012 e que se destina a reconhecer os melhores vinhos pela relação qualidade e preço no mercado dos Estados Unidos da América. Na mesma competição esse produtor viu serem distinguidos três dos seus vinhos Regional Lisboa com medalhas de prata: "DFJ Pinot Noir & Alfrocheiro" (tinto 2008), "DFJ Alvarinho & Chardonnay" (branco 2011) e "Portada 2011".
 
No NYIWC destaca-se nos principais concursos internacionais por ser o único cujos juízes são compradores de vinhos. Cada vinho é julgado pela sua categoria e preço de venda. Todos os juízes têm o poder de influenciar as compras de vinhos nas suas lojas, restaurantes e redes de distribuição, tendo por isso impacto direto nas vendas das marcas.
 
Candela Prol visitou e provou vinhos da região
 
A americana Candela Prol esteve em Portugal a convite da Herdade do Esporão com um grupo de seis jornalistas para percorrer o Alentejo e o Douro. Após essa visita e nos passados dias 21 a 23 de maio a americana visitou a região de vinhos de Lisboa.
 
Candela Prol é consultora vínica, escritora e professora na Wine & Spirit Education Trust, com conhecimentos especializados em Espanha e Portugal. Essa americana é chef formada na Johnson & Wales University, onde descobriu a sua verdadeira paixão no combinar do vinho com a comida. Candela Prol é representante de vendas para várias empresas americana, como editora contribui para a revista Food & Wine, é a compradora de vinhos espanhóis para a cadeia Cellars e desempenha outras atividades na área da consultadoria.
 
 
Especialista inglesa elege quatro vinhos Lisboa entre os 50 melhores de Portugal
 
Durante um ano a britânica Julia Harding visitou o país e degustou mais de mil vinhos de todas as regiões com o intuito de eleger os 50 melhores néctares portugueses. Entre esses encontram-se quatro vinhos da região de Lisboa: "Monte Cascas - Ramisco" (tinto 2009, DOC Colares), do produtor Casca Wines - Produção e Comercialização de Vinhos; "CH de Chocapalha - Touriga-Nacional" (tinto 2008, Regional Lisboa), Casa Agrícola das Mimosas; "Dona Fátima - Jampal" (branco 2011, Regional Lisboa), Manzwine - Produtos Biológicos; e "Casal Figueira - António" (branco 2011, Regional Lisboa), António Augusto Loureiro Ferreira Carvalho.
 
A iniciativa "50 Great Portuguese Wines" teve por objetivo promover e valorizar os vinhos portugueses no Reino Unido, um mercado importante uma vez que marca a liderança de tendências seguidas por outros mercados mundiais.
 
Julia Harding é especialista em vinhos, jornalista e assistente de Jancis Robinson (crítica de vinhos britânica, jornalista com uma coluna semanal para o Financial Times, editora de livros sobre vinho e conselheira vínica para a rainha Isabel II) que ao dar a conhecer a sua seleção de néctares produzidos exclusivamente a partir de castas portuguesas considerou-os "vinhos ideais para desfrutar ao longo de uma noite e compartilhar com amigos" durante a apresentação dos resultados no Weston Roof Pavillion, em Londres, no passado dia 15 de junho.

 

Fonte: Badaladas