Início\ Informação \ Notícias
Gastronomia: Vinhos verdes querem reforçar presença na restauração
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) inicia na segunda-feira uma série de oito cursos dirigidos a profissionais do setor, para "reforçar a presença dos vinhos verdes nos restaurantes portugueses".

Abrir uma garrafa como um profissional, saber a que temperatura se devem servir os diferentes vinhos verdes, adequar os vinhos à ementa, estratégia de venda de vinho a copo ou como servir um Vinho Verde Rosé estão entre os temas que serão abordados nesses cursos formativos, que decorrerão até ao final do ano.

"Escanção de Vinhos Verdes" é o primeiro desses cursos, que terão lugar no Porto e em Melgaço e serão orientados por Bruno Antunes, "um dos melhores escanções portugueses", e Luís Lopes, crítico e diretor da Revista de Vinhos, informou ainda a CVRVV.

As inscrições para esse curso "estão esgotadas", adiantou ainda a mesma entidade.

Iniciação à Prova dos Vinhos Verdes e Escanção em Casa são as ações seguintes, destinando-se ambas os "consumidores finais".

Nestes dois casos, o objetivo final é proporcionar aos formandos "competências para abrir uma garrafa como um profissional ou para servir os diferentes vinhos verdes à temperatura adequada".

Mais tarde, realizar-se-ão cursos de iniciação aos vinhos verdes brancos, rosés, tintos, espumantes e aguardentes, envolvendo um jantar com menu de degustação elaborado por chefes de restaurantes de referência do Porto e de Lisboa.

A CVRVV está apostada, assim, em "aumentar as vendas não apenas por via das exportações, que têm vindo a bater recordes nos últimos 11 anos, mas também através do reforço da presença dos vinhos verdes na restauração".

As ações de formação levadas a cabo pela CVRVV serão ministradas pela Academia da Revista de Vinhos e integram o projeto enoturístico Minho IN, programa cofinanciado pelo ON.2, do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).



Fonte:
Lusa / AYM