Início\ Informação \ Notícias
IVDP abre portas para mostrar técnicas de certificação e controlo de qualidade dos vinhos
Os laboratórios do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto são pioneiros, a nível mundial, na acreditação para certificação de vinhos, e a sua câmara de provadores foi a primeira a ser acreditada em Portugal

Numa acção inédita de abertura ao público, o Instituto vai promover visitas aos seus laboratórios, equipados com tecnologia avançada, dirigidas às empresas de vinhos do Douro e Porto e a outros profissionais da área dos vinhos.

O objectivo é que os agentes possam conhecer, in loco, o trabalho desenvolvido pelo Instituto em prol da certificação e do controlo da qualidade dos vinhos. De acordo com o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral, esta é uma das iniciativas previstas para 2012, com o objectivo de «abrir o IVDP ao público e às empresas, e mostrar o trabalho que é desenvolvido, todos os dias, em prol da qualidade do sector».

Uma das grandes premissas do IVDP, a partir de 2012, é abrir a Instituição à região e aos especialistas na área dos vinhos. Desta forma, o IVDP inicia uma série de sessões onde abre as portas dos seus laboratórios e da câmara de provadores, para mostrar o trabalho ali realizado, indo de encontro, segundo o próprio Instituto, aos interesses manifestados pelos seus visitantes.

As próximas acções decorrem no próximo dia 10 de Julho, às 9:30 e às 14:30 horas, no auditório do IVDP. As sessões incluem uma apresentação do trabalho desenvolvido nos laboratórios do IVDP e uma demonstração técnica, in loco, dos principais procedimentos de certificação e controlo da qualidade dos vinhos.

As visitas são gratuitas, mas sujeitas a inscrição, que deve ser realizada até às 12:00 horas do dia anterior. Podem inscrever-se empresas de vinhos do Douro e do Porto e outros profissionais utilizadores dos laboratórios através do correio electrónico disponível aqui.

Os Laboratórios do IVDP estão dotados de modernos métodos de análise, operados por um corpo técnico convenientemente formado e especializado. Nestes laboratórios, avalia-se o cumprimento dos rigorosos requisitos qualitativos exigidos ao Vinho do Porto, nomeadamente os que se prendem com a certificação de Denominação de Origem e a avaliação da segurança como produto alimentar.

As determinações que se executam, sobre vinhos e aguardentes vínicas, empregam os métodos oficiais de análise ou, na sua falta, métodos reconhecidos internacionalmente. Dada a especificidade dos vinhos licorosos, diversos métodos de análise foram adaptados e avaliados, constituindo métodos internos.

Nos últimos anos, os laboratórios do IVDP têm sido reapetrechados a nível instrumental, com a introdução de novas técnicas e tecnologias que visam o aumento da eficácia e qualidade do trabalho e o aumento da qualidade de resposta a um cada vez maior número de solicitações, tanto pelos operadores do sector como pelos mercados internacionais.

 

Fonte: MEDIANA