O responsável referiu que este polo é uma "homenagem, um reconhecimento às pessoas que souberam preservar dois produtos de excelência: o pão e o vinho de Favaios".
E é uma representação destas duas principais atividades económicas e culturais locais que se vai poder ver no museu.
Depois da receção, numa primeira sala de exposições, o protagonista é o vinho e a casta que está na sua origem: a moscatel galego, fazendo referência ao solo, aos cheiros e cores do favaios.
Depois, numa segunda sala, as atenções viram-se para o pão, desde o cereal, à moagem e ao amassar deste produto. Pela vila, espalham-se 10 padarias.
Esta instalação contou com a ajuda das padeiras desta região.
Numa terceira sala, um ecrã táctil revela informações com o património e os monumentos locais.
"Queremos que este museu seja a porta de entrada para uma visita a toda a vila e concelho", frisou Artur Cascarejo.
Fonte: Lusa / PLI.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30