Início\ Informação \ Notícias
Vinhos: Vendas na Madeira aumentaram 9,9% no primeiro semestre
Nos primeiros seis meses do ano a Madeira vendeu 1,4 milhões de litros de vinhos generosos, mais 9,9 por cento que em igual período do ano passado, revela a Direção Regional de Estatística da Madeira.

O Vinho Madeira está a ter uma procura exponencial no Japão, mercado que comprou mais 54,8 por cento, embora sejam os franceses os melhores clientes do Vinho Madeira, pois já compraram este ano 477 mil litros, garantindo uma receita de 1,4 milhões de euros.

O mercado inglês também cresceu significativamente, com mais 26,1 por cento, enquanto o mercado belga adquiriu, no primeiro semestre do ano, mais 18,1 por cento.

As vendas no mercado comunitário subiram 11,8 por cento, totalizando 937 mil litros, com o mercado nacional a absorver 242 mil litros, menos 1,8 por cento que um ano antes em igual período.

As vendas na Madeira atingiram os 219 mil litros, mais 0,7 por cento, com o mercado continental a registar uma quebra, pois foram comercializados menos 19,9 por cento de vinho.

Estes aumentos no número de litros vendidos originou, também, uma receita de mais 3,3 por cento, quando comparada com igual período do ano passado.

São mais 7,3 milhões de euros mas o valor indica que a cotação do Vinho Madeira, no mercado, registou uma descida no preço unitário.

O mercado comunitário representa 47,9 por cento da receita gerada, com o mercado português a assegurar 23,2 por cento do volume de negócios das casas de vinho madeirenses.


Fonte:
Lusa / JYCA