Início\ Informação \ Notícias
Indústria do vinho nos EUA procura modernizar-se com a Internet
Desde iPads nas vinhas a degustações virtuais no Twitter, a tradicional indústria do vinho americana procura, através da Internet e da tecnologia, inovar para aumentar as colheitas e o lucro.

Um simpósio da Indústria Tecnológica do Vinho ocorrido na semana passada no Vale do Napa, na Califórnia, teve painéis sobre como usar as redes sociais para aumentar as vendas e o Groupon para realizar sessões de degustação.

A ideia é levar o vinho para a era digital e conseguir que conhecedores e especialistas conversem no chat e partilhem fotos e vídeos de vinhas e tabernas, apesar de a velha indústria mostrar-se lenta na mudança.

«Há potencial nas redes sociais para a indústria do vinho simplesmente porque o vinho é social», disse Andrew Healy, director de redes sociais da 3 Rock Marketing, em Napa.

«A indústria do vinho deveria estar na vanguarda das redes sociais. Infelizmente, isto não acontece. Estamos ancorados na tradição, e a mudança é muito lenta», lamentou Healy.

O VinTank (referência aos centros de reflexão política, «Think tanks») foi estabelecido como um «comité assessor estratégico digital para a indústria do vinho», e facilita a forma como as tabernas podem acompanhar o que se diz sobre estas na Internet.

«Ao olhar para a indústria do vinho, vemos um produto ancorado em leis antigas, paradigmas de distribuição complexos, uma classificação única de produtos, e incontáveis complexidades», aponta o site do VinTank. «Pelo uso da tecnologia e de estratégias inovadoras, nós dedicamo-nos a encontrar a solução.»

Os fabricantes de vinho nos Estados Unidos enfrentam uma grande quantidade de leis estatais e federais no que se refere ao envio de álcool directamente para o comprador. As tabernas procuram usar a Internet para trabalhar com vendas directas ao consumidor e obter benefícios maiores do que através dos distribuidores, que ainda dominam o mercado.

«Recebemos diariamente pessoas do Google, Facebook e outras empresas de tecnologia que gastam tempo e dinheiro no Vale do Napa. Temos sorte», diz o executivo.

O tema das redes sociais foi bastante citado no simpósio, com os fabricantes e vendedores de vinho a serem encorajados a criar comunidades no Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ e outros sites.

 

 

Fonte: Diário Digital