Início\ Informação \ Notícias
Portuguesa Quetzal apoia primeiro vinho do Sri Lanka
As primeiras garrafas de vinho deverão chegar ao mercado em 2015.

O primeiro projecto de produção de vinho no Sri Lanka vai surgir sob o comando de uma empresa portuguesa, a Nora Green Consulting, e sob o apoio técnico do enólogo Rui Reguinga, responsável pelos vinhos da alentejana Quinta do Quetzal. Este mês começam a ser plantadas as primeiras vinhas de quatro castas distintas, uma das quais é a touriga nacional.

Reto Jörg, accionista maioritário da Nora Green, adianta que a empresa srilankesa CIC está apostada em produzir vinho para responder à crescente procura turística que o país tem conhecido. "Em Julho, serão plantados dois campos de ensaio com um hectare cada" e "vamos fazer micro vinificações para ver quais as castas que se dão bem", avança.

A vinha vai ser plantada num terreno de 15 hectares no norte daquele país asiático, que permite "duas colheitas por ano". A CIC investe cerca de 680 mil euros neste projecto que integra a plantação de vinha e a construção de uma adega com uma capacidade inicial de 150 mil garrafas. O projecto contempla ainda um armazém em Colombo, capital do Sri Lanka, para a distribuição.

 

Fonte: Económico / Sónia Santos Pereira