Pioneiro em Portugal - aberto desde 1997 - o projecto é destinado aos entusiastas da cultura do vinho e da gastronomia Alentejana e pretende reforçar a ligação destes às raízes do Alentejo e a Portugal.
A par dos vinhos e dos azeites da Herdade do Esporão, a gastronomia é o outro pilar fundamental do novo Enoturismo. Os pratos têm como base a riqueza da gastronomia alentejana e revelam o respeito pelos ingredientes, recriando com receitas criativas a memória de uma cultura rica de saberes e sabores. Segundo o chef Miguel Vaz "trata-se de uma viagem às raízes da região e aos sabores de antigamente, através da utilização de produtos da nossa horta e da reformulação de receitas esquecidas."
A preocupação com a qualidade dos ingredientes ganhou forma na plantação, de raiz, uma horta com 2 hectares. Os legumes, frutos, verduras e ervas aromáticas aqui plantados são produzidos e colhidos seguindo os ciclos da natureza, revelando a sua indiscutível qualidade e sabor.
A aposta na qualidade da produção nacional
A intervenção no Enoturismo procurou privilegiar o conforto dos visitantes, valorizar a sua componente lúdica e educativa e orientar o novo edifício para o exterior. Foi feito um investimento significativo na ampliação dos espaços arquitectónicos, criados 3 novos jardins que interligam vinhas e adegas, e construído um novo restaurante, com o dobro da capacidade do anterior, um espaço multiusos com capacidade para 110 pessoas, um wine-bar e uma ampla loja. A cozinha foi totalmente reformulada, segundo os mais elevados padrões de qualidade e funcionalidade.
A vontade de mostrar a potencialidade e a qualidade da produção nacional, levou à utilização exclusiva de materiais locais ou nacionais e à contratação de arquitectos e designers portugueses. O vestuário desenhado pelo estilista Felipe Oliveira Baptista (director criativo da Lacoste), reforça o carácter exclusivo e genuinamente português do projecto.
A promessa de "Um dia bem passado"
Para cumprir a promessa de oferecer "um dia bem passado" aos visitantes, será disponibilizada uma oferta distinta, pensada para criar uma maior proximidade com os visitantes, no contexto da cultura do vinho.
Para além das "obrigatórias" visitas às vinhas, adegas e caves, que dão a conhecer os detalhes sobre a produção dos vinhos e azeites da Herdade do Esporão, a nova oferta inclui diversos passeios pela Herdade (a pé, de bicicleta ou de jipe), tornando agora possível a observação da fauna e flora da Herdade, passeios e, também, pic-nics na vinha, desfrutando do património natural da Herdade do Esporão, estando patente o compromisso do Esporão com a preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.
Os visitantes poderão também visitar e conhecer o património histórico-cultural da Herdade do Esporão, datado dos séculos XV e XVI, através de visitas à Torre do Esporão, à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, (ambos classificados como Imóveis de Interesse Público) e Arco do Esporão. A ermida, de arquitectura religiosa medieval, foi recentemente restaurada tornando possível dar a conhecer os magníficos frescos da sua capela-mor.
Durante o período de escavações, os visitantes poderão conhecer o Complexo Arqueológico do Povoados dos Perdigões, povoação pré-histórica situada a 5 Km da Herdade do Esporão, que o Esporão tem promovido desde que foram descobertos os primeiros vestígios de presença humana, em 1995. Durante todo o ano é possível visitar o Museu na Torre do Esporão e admirar os artefactos provenientes das escavações.
A nova abordagem ao Enoturismo surge enquadrada nos valores da marca Esporão, nos quais se incluem o respeito pelos valores regionais, ligação à terra e às origens. Partindo da vontade de tornar o Esporão mais transparente, oferecendo "melhores condições aos clientes, mostrando-lhes como fazemos e ‘vivemos' os nossos produtos, acreditamos que esta reformulação poderá dinamizar o Enoturismo em Portugal e, em particular, na Herdade", realça o CEO do Esporão, João Roquette.
O projecto exigiu um investimento de 3 milhões de euros - contando com o apoio do programa "Compete", coordenado pelo Turismo de Portugal - e decorre, sobretudo, da necessidade de reforçar o alinhamento do Enoturismo com a estratégia do Esporão.
Fonte: Herdade do Esporão / Comunicado de Imprensa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30