Início\ Informação \ Notícias
Adegas do Tejo convidam famílias portuguesas para vindimar
Os responsáveis das adegas da região vitivinícola do Tejo vão abrir as suas portas às famílias portuguesas para aprenderem a cultura do vinho, convidando-as, para tal, a participar no processo da vindima, no âmbito do ‘Portas Abertas do Tejo 2012’, que decorre no fim de semana de 8 e 9 de Setembro.

O objectivo é mesmo estender o convite a turistas que visitem Portugal nesse período bem como aos enófilos de todo o país, participando assim ativamente na campanha das vindimas, que vão permitir desvendar as técnicas e segredos por detrás dos processos de produção do vinho.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), entidade organizadora da iniciativa, os 20 produtores que este ano se vão associar ao evento já deram início aos preparativos para receber os mais de 2 mil visitantes que se esperam na região ao longo do fim de semana.

"De ano para ano, verificámos que os produtores aderentes encaram esta ação com entusiasmo renovado e preparam programas de atividades cada vez mais completos e criativos, pensados para cativar e aproximar as diferentes gerações de visitantes das tradições e da cultura do vinho", refere José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo.

Além das vindimas, o programa de atividades de diversos produtores do Tejo vai contemplar visitas às vinhas e às adegas, onde serão explicados os processos de vinificação, bem como provas de vinhos, de mostos e de doces regionais, almoços nas adegas, espetáculos de variedades equestres, passeios de trator e de charrete.
José Pinto Gaspar reforça ainda que a visita às adegas do Tejo é também um excelente pretexto para conhecer melhor a diversidade de culturas e tradições do Ribatejo.

"A cultura da região é marcada pelas tradições do vinho, mas também pelos cavalos, pelos castelos, mosteiros e igrejas e pelas cidades e vilas típicas, pelo que o ‘Portas Abertas do Tejo' se assumem também como um convite a uma viagem por toda a diversidade paisagística e gastronómica do Ribatejo", acrescenta José Pinto Gaspar.

De referir que, à semelhança da última edição do ‘Portas Abertas do Tejo', os visitantes terão também acesso a ofertas especiais e descontos até 50% na aquisição de vinhos nas lojas dos produtores participantes.

Recorde-se que a região de vinhos do Tejo foi, entre as demais regiões vitivinícolas nacionais, a que mais cresceu em vendas no último ano, tendo registado um aumento de 28%.

Em 2012, os vinhos do Tejo estimam novo crescimento, a rondar os 10%, em contra-ciclo com a tendência decrescente que o desempenho do setor vem observando.
Ao nível da certificação, a CVR Tejo espera emitir mais de 17 milhões de selos, correspondentes a uma receita na ordem dos €40M.

 

Fonte: Rostos.pt