Início\ Informação \ Notícias
Melhores vinhos do Algarve premiados na FATACIL
Pelo quinto ano consecutivo, a FATACIL incluiu no programa o escrutínio em prova cega e a cerimónia de entrega de medalhas do Concurso de Vinhos do Algarve, que distinguiu 18 vinhos algarvios.

Os vinhos que arrecadaram as Grandes Medalhas de Ouro foram o Herdade dos Pimenteis, Reserva, 2010, na categoria de tintos; e o Cabrita, Reserva, 2010, na categoria de brancos.

As nove medalhas de ouro ficaram repartidas por quatro vinhos na categoria de tintos, quatro na categoria de brancos e um na categoria de rosados. Já as de prata ficaram maioritariamente na categoria de rosados, com três medalhas, cabendo às categorias de tintos e brancos duas medalhas cada.

O concurso, promovido pela direção regional da Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPAlg), CVR Algarve e FATASUL, com o apoio da autarquia lagoense, teve em prova 47 referências de vinhos regionais e DO provenientes de uma dúzia de produtores algarvios.

O coordenador da iniciativa, Lino Camacho, da DRAPAlg, exaltou o trabalho dos produtores da região e referiu que o concurso contou este ano com mais participantes do que ano anterior.

"Caso as regras do concurso não limitassem o número de medalhas, mais de 50% dos vinhos tinham pontuação para receber galardão, o que revela um inequívoco aumento de qualidade dos vinhos produzidos no Algarve", assinalou.

O diretor regional da Agricultura e Pescas, Fernando Severino, felicitou os produtores pela excelente qualidade dos vinhos a concurso e "pela melhoria contínua dos produtos vínicos do Algarve".

A seleção dos melhores néctares do Algarve, feita em prova cega e segundo os regulamentos internacionais da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), esteve a cargo de diversas individualidades: onze provadores compuseram o júri presidido por Aníbal Coutinho, reconhecido crítico, enólogo e jurado de concursos internacionais de vinho.

 

Fonte: Região Sul