As vindimas, que estão prestes a começar na Região Demarcada do Douro, atraem anualmente muitos turistas.
Em curso estão já os preparativos para o arranque dos trabalhos por parte dos produtores, mas também dos operadores turísticos. Em quintas, hotéis, restaurantes, por barco ou de comboio, são vários os pacotes e aos mais variados preços, mas com um ponto em comum: levar os turistas a viver a tradição das vindimas e das lagaradas tradicionais.
A CP anunciou hoje, em comunicado, que reedita a 22 de setembro o "Comboio das Vindimas", que propõe um dia inteiro de atividades relacionadas com a sazonal festa das vindimas e com o processo produtivo do vinho.
A viagem de comboio parte do Porto Campanhã e sobe até à Régua, onde os participantes terão ao seu dispor um transfer rodoviário até à Quinta de Campanha.
O programa inclui atividades como degustação de vinhos, visita guiada à adega e área de produção de vinho, almoço regional e atuação de um grupo de cantares e danças da região. Na parte da tarde é possível participar nas lagaradas, a pisa das uvas nos antigos lagares de granito.
A Douro Azul convida a uma viagem de dois dias com partida de barco até ao Pinhão e com regresso ao Porto de comboio. Pelo caminho são entregues aos turistas baldes e tesouras para cortarem uvas na Quinta da Avessada, em Alijó, onde poderão assistir ainda a uma prova de vinhos comentada pelos enólogos.
A Quinta da Avessada vai receber ainda os clientes do CS Hotel Vintage House, no Pinhão, que preparou um pacote de duas noites e atividades que incluem prova de moscatel, prova de vinhos, apanha das uvas, almoço tradicional, pisa de uvas e lanche tradicional.
Está ainda disponível um cruzeiro no Douro, entre o Porto e a Régua, da empresa de cruzeiros fluviais Barcadouro, incluindo uma noite de alojamento num hotel da região e programa de vindimas.
O hotel The Yeatman, localizado em Gaia, preparou um programa especial para setembro, que inclui uma visita ao Douro para participar no ritual da colheita das uvas.
Em pleno Douro, o restaurante Vindouro, em Lamego, dá "boleia" aos clientes que optem pelo menu "Da Vinha para a Mesa", antecipando a refeição com uma visita guiada a uma quinta duriense em plena vindima.
O Água Hotels Douro Scala, instalado em Cidadelhe e em plena vinha, concelho de Mesão Frio, abriu a 01 de junho e propõe para o próximo mês um pacote de duas noites de alojamento, um Porto de honra à chegada e uma experiência de vindimas no Douro.
Mais acima, a Quinta do Pôpa continua a apostar no enoturismo e leva os turistas à vinha numa experiência que "marca o apogeu de um ano de trabalho árduo", explicando as diferentes castas, como se faz o corte das uvas e transporte para o lagar, acompanhada de cânticos tradicionais durienses.
Fonte: Lusa / PLI,
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30