Início\ Informação \ Notícias
Falta de chuva reduziu vinho
Produção em quebra nas últimas cinco campanhasFalta de chuva reduziu vinhoA produção de vinho no Algarve caiu para menos de metade no espaço de apenas cinco anos. Uma tendência que se irá manter na campanha 2012/2013, segundo o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), que aponta para uma descida de 15% em comparação com a campanha anterior.

A nível nacional, pelo contrário, é esperado um aumento de 4 a 5%.

Segundo dados do IVV, a região produziu em 2007/2008 uma quantidade de 2,8 milhões de litros de vinho, registando, desde então, uma quebra contínua. Na campanha 2012/2013 o volume não deverá ultrapassar os 1,1 milhões de litros.

A quebra da produção "prende-se com a fraca pluviosidade no Inverno e na Primavera", explica o IVV. No entanto, apesar de haver menos vinho, "prevê-se uma produção de boa qualidade", devido "às características das uvas e ao seu estado sanitário", diz o instituto.

A descida da produção ao longo dos últimos anos resulta, segundo fontes do sector, de haver menos viticultores a entregarem uva na Cooperativa Única, em Lagoa - a que resiste em toda a região.

Em relação aos produtores privados, pelo contrário, tem havido um aumento da quantidade. A grande aposta passa pela produção de vinhos de qualidade.

 

Fonte: Correio da Manhã