"As instituições portuguesas do vinho, do Estado e do setor privado, trabalharam magnificamente junto com a nossa diplomacia para defender o vinho português e nós agora esperamos serenamente uma decisão das autoridades brasileiras", afirmou o ministro em Brasília, mostrando-se confiante de que o resultado será positivo para Portugal.
No início deste ano, na sequência de um pedido dos produtores brasileiros, o Ministério das Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) criou uma comissão técnica para avaliar a necessidade de aplicação de salvaguardas à entrada de vinhos estrangeiros no país.
A decisão gerou forte polémica, inclusive entre os consumidores e donos de restaurantes brasileiros, que se posicionaram contra a restrição.
"Toda gente sabe - e são os brasileiros que estão a falar isso - que o vinho português é ótimo. E quando se pode consumir um vinho ótimo, não é bom ficar sem ele", reforçou Paulo Portas.
As declarações de Paulo Portas foram feitas após um encontro de trabalho com o ministro do Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, na sede do MDIC, em Brasília.
As conclusões dos trabalhos da comissão brasileira ainda não foram divulgadas.
Fonte: Lusa / FYRO.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30