Início\ Informação \ Notícias
Portugal aguarda "serenamente" decisão brasileira sobre vinhos
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, disse na quinta-feira que Portugal aguarda "serenamente" uma decisão das autoridades brasileiras sobre a possível aplicação de salvaguardas à importação de vinhos.

"As instituições portuguesas do vinho, do Estado e do setor privado, trabalharam magnificamente junto com a nossa diplomacia para defender o vinho português e nós agora esperamos serenamente uma decisão das autoridades brasileiras", afirmou o ministro em Brasília, mostrando-se confiante de que o resultado será positivo para Portugal.

No início deste ano, na sequência de um pedido dos produtores brasileiros, o Ministério das Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) criou uma comissão técnica para avaliar a necessidade de aplicação de salvaguardas à entrada de vinhos estrangeiros no país.

A decisão gerou forte polémica, inclusive entre os consumidores e donos de restaurantes brasileiros, que se posicionaram contra a restrição.

"Toda gente sabe - e são os brasileiros que estão a falar isso - que o vinho português é ótimo. E quando se pode consumir um vinho ótimo, não é bom ficar sem ele", reforçou Paulo Portas.

As declarações de Paulo Portas foram feitas após um encontro de trabalho com o ministro do Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, na sede do MDIC, em Brasília.

As conclusões dos trabalhos da comissão brasileira ainda não foram divulgadas.

 

Fonte: Lusa / FYRO.