"O que está na génese do festival é a produção e a qualidade dos vinhos produzidos na região. Queremos projetá-los a nível nacional, já que o concelho de Foz Côa é detentor de marcas importantes que podem dinamizar a economia do concelho", disse hoje à Lusa o presidente da câmara local, Gustavo Duarte.
O festival abrange um vasto conjunto de atividades que terão como denominador comum a promoção e divulgação dos vinhos brancos, tintos e generosos produzidos naquela região duriense.
"Foz Côa é dos pouco concelhos que está totalmente integrado na Região Demarcada do Douro. Por esse motivo, era fundamental a realização de um festival dedicado ao vinho", acrescentou o autarca.
A organização avançou que o grosso das atividades que integram o Festival de Vinho do Douro Superior decorrerá no novo Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, que será inaugurado formalmente com este evento.
"O novo pavilhão multiusos será inaugurado na abertura do festival. É um moderno equipamento, com 1.500 metros quadrados para exposições e que resulta de um investimento que rondou os dois milhões e 300 mil euros. A primeira fase tinha arrancado há cerca de nove anos e o equipamento já se encontrava em degradação", disse Gustavo Duarte.
Ainda segundo os promotores do evento, decorrerá paralelamente o primeiro Concurso de Vinhos do Douro Superior, no qual um júri irá escolher os melhores vinhos brancos, tintos e generosos.
Um colóquio profissional, sob o tema "A Vinha e o vinho do Douro Superior - O desafio da qualidade", com intervenções de especialistas na área da vinha e do vinho, é dirigido aos lavradores durienses, produtores, técnicos e outros interessados.
Para o público consumidor serão realizadas provas comentadas dos vinhos da região, conduzida por "críticos especializados".
Fonte: Lusa / FYP.
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30