Originário de Penafiel, região de Vinhos Verdes, Domingos Ribeiro recuperou de raiz a Quinta de Linhares (localizada na sub-região do Sousa), e a Quinta da Levandeira do Roncão, em pleno coração do Douro vinhateiro.
A plantação das vinhas é iniciada em 2001, sendo todo o processo orientado por técnicos especialistas nas diversas etapas vitivinícolas, acompanhados a par e passo pelas instituições responsáveis pela certificação da qualidade dos vinhos produzidos.
Tendo a exportação como a principal aposta comercial, as feiras e os concursos internacionais surgiram como janelas à internacionalização de uma empresa cuja actividade foi iniciada apenas em Outubro de 2005. O leque de ofertas passou a integrar vinhos do Porto, vinhos do Douro e vinhos verdes.
Apesar da juventude da empresa os resultados estão à vista, pela sucessiva atribuição de medalhas em concursos nacionais e internacionais, fruto da elevada qualidade dos seus vinhos, base fundamental dos alicerces da Agri-Roncão e objectivo primeiro do seu futuro.
A par da preocupação com a cultura do vinho, a Agri-Roncão tem tido um especial cuidado no fomento de uma actividade cultural em torno à actividade vinícola. Nessa conformidade, desde há três anos que realiza na sua adega da Quinta da Levandeira do Roncão uma gala de ópera com a preciosa colaboração da Orquestra do Norte. A associação do evento às Noites de Ópera no Douro (NOD) pareceu-nos evidente, quer pela nossa localização geográfica, quer pela possibilidade de dar uma maior visibilidade ao nosso labor na área da cultura.
É nossa convicção que as entidades próximos ao rio Douro têm a responsabilidade de criar sinergias que ajudem a traduzir aquilo que de melhor por aqui se faz. As Noites de Ópera no Douro podem muito bem representar mais uma alavanca no progresso de uma região que para além do vinho, das paisagens deslumbrantes e das suas tradições milenares, pode e deve oferecer também uma vivência cultural rica e de características únicas. Em que outra parte do mundo teríamos a hipótese de ouvir, ao vivo, música erudita por entre o aroma de um vinho centenário?
Este programa esta inserido numa ciclo de Noites de Ópera no Douro cujas entidades promotoras são ainda a Santa Casa da Misericórdia do Porto, os municípios de Amarante e de Foz Côa, o Coliseu do Porto e a empresa Agri-Roncão, em parceria com o Turismo Porto e Norte e o jornal Vida Económica -
A Agri-Roncão está certa de que as Noites de Ópera no Douro estão muito para além de um sonho fermentado e podem muito bem ser tão generosas quanto o vinho.
GALA DE ÓPERA
PROGRAMA
Wolfgang A. Mozart - As Bodas de Figaro, Abertura
Wolfgang A. Mozart - As Bodas de Figaro, "Hai gia vinta la causa"
Gioachino Rossini - Guilherme Tell, Abertura
Gioachino Rossini - O Barbeiro de Sevilha, Abertura
Gioachino Rossini - O Barbeiro de Sevilha, "La Calunnia"
Pietro Mascagni - Cavalleria Rusticana, Intermezzo
Giuseppe Verdi - Don Carlo, "Ella giammai m'amo"
Johann Strauss II - Uma Noite em Veneza, Prelúdio
Johann Strauss II -1001 Noites, Intermezzo
Giuseppe Verdi - Ernani, "Infelice! E Tu Credevi"
Astor Piazzola | João Camacho - Primavera Porteña
Cole Porter | João Camacho - "Night and Day"
Boris Martinovich, barítono
http://www.boris-martinovich.com/index.php?lang=en
José Ferreira Lobo, direcção musical
http://www.orquestradonorte.com/
ENTRADA GRATUITA SOB MARCAÇÃO
RSFF: Tel. +351 225 420 440
Telm. +351 918 796 669
Fax. +351 225 493 388
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30