Início\ Informação \ Notícias
Enólogos apontam aspectos que definem qualidade dos vinhos
A qualidade das uvas, o casamento entre várias castas, fermentação, controlo, persistência na boca, volume, estrutura e cor foram apontadas por enólogos da região alentejana, em Portugal, como alguns dos principais atributos que definem a qualidade dos vinhos.

Em declarações a um grupo de jornalistas angolanos que efectua uma visita de trabalho à região do Alentejo, os enólogos explicaram que a percentagem alcoólica é apenas um factor de produção do vinho.  

De acordo com o enólogo Carlos Rodrigues, a percentagem alcoólica é importante, mas não define a qualidade do vinho.  

Explicou que a percentagem alcoólica é apenas um factor da produção do vinho, pois existem vinhos com baixo teor alcoólico, mas de muito boa qualidade.  

"No norte da Europa, a preferência recai para vinhos de baixo teor alcoólico", exemplificou.  

Já Hamilton dos Reis, enólogo, é de opinião que a qualidade das uvas e as tecnologias de vinificação a utilizar determinam sobremaneira na qualidade do vinho.  

Na mesma senda, David Patrício disse que é normal o consumidor normal dar grande importância ao teor alcoólico, mas o mais importante é o vinho ter estrutura, aroma, cor e ser produzido a base de boa uva.  

Por sua vez, a engenheira alimentar Flávia Calhau realçou que há vinhos em que o teor alcoólico melhora o seu bouquet, mas que isso não determina a sua qualidade.   "O que define um bom vinho é a boca, cor, persistência na boca, volume e outras características, mas não o álcool", concluiu.

 

Fonte: Angola Press