Início\ Informação \ Notícias
Vinho: Crítica inglesa Jancis Robinson é Comendadora da Ordem do Mérito Empresarial
A inglesa Jancis Robinson, considerada uma das mais influentes críticas de vinhos do mundo, recebeu hoje em Londres o título de Comendadora da Ordem de Mérito Empresarial, pelo papel na promoção do vinho português.

A insígnia foi entregue hoje à noite na Embaixada de Portugal no Reino Unido pelo embaixador João de Vallera, que destacou a forma "muito profissional e consistente como, seguindo, compreendendo e comentando a transformação impressionante do setor do vinho português ao longo dos últimos vinte anos".

Segundo o diplomata, "ela contribuiu para aumentar a visibilidade e para valorizar o perfil dos vinhos portugueses, não só no Reino Unido, mas a uma escala mundial".

Além de um livro intitulado "Jancis Robinson prova os melhores vinhos portugueses", publicado em 1999, a "mestre do vinho" inglesa é autora de literatura várias obras de referência, incluindo sobre castas nas quais são referidas as variedades portuguesas.

Começou por escrever numa revista especializada sobre vinhos e, nove anos depois, em 1984, tornou-se na primeira pessoa fora do setor a receber o título restrito de "mestre do vinho".

Tem uma coluna sobre vinho no Financial Times desde 1989 e em 2003 foi agraciada com a Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II, que tem em Jancis Robinson uma conselheira para a escolha de vinhos do palácio.

A crítica de vinhos fundou ainda um portal na internet com o próprio nome cuja popularidade faz com que tenha assinantes em uma centena de países.

Na receção de hoje estiveram próximos da colunista do Financial Times e de importadores britânicos vinho português, além de alguns produtores que participaram na véspera numa prova realizada com membros das Câmaras dos Comuns e dos Lordes.

A sugestão para a condecoração de Jancis Robinson foi o primeiro documento que recebeu quando iniciou funções em janeiro de 2011, contou o embaixador João de Vallera, que já tinha entregue a mesma insígnia em março deste ano ao crítico de vinhos Charles Metcalfe.

 

Fonte: Lusa / BM // ARA.