Início\ Informação \ Notícias
“Menor quantidade e melhor qualidade” marcam vinhos do Douro
Numa colheita realizada “sem sobressaltos”, as vindimas na Região Demarcada do Douro, que terminaram apenas no final deste mês, tiveram um balanço “positivo”, de acordo com as várias adegas cooperativas.

"Menos quantidade e mais qualidade" é a previsão dos produtores durienses, numa região que sofreu várias intempéries e que vive actualmente assolada pela crise. Umas com melhor desempenho do que outras, as adegas cooperativas são o espelho das dificuldades no Douro mas, de uma forma geral, têm conseguido escoar o seu produto.

Em Santa Marta de Penaguião a vindima - que terminou no passado dia 13 de Outubro - decorreu "com tranquilidade". O trabalho foi realizado apenas pelos funcionários da cooperativa local, permitindo poupar algum capital, numa altura em que a entidade é alvo de uma restruturação financeira.

Com mais de 3 mil pipas de vinho generoso e com uma produção de vinho mesa que se fixou, este ano, em 8.500 pipas, as Caves Santa Marta continuam a ser uma das principais referências do Douro. "A qualidade do vinho é razoável e não sei se daremos conta de todos os pedidos", informou Ernesto Mesquita, das Caves Santa Marta. A cooperativa irá refazer os lotes das marcas que já possuíam, como o Lapadas e Valdarante.

 

Fonte: Notícias de Vila Real