Início\ Informação \ Notícias
Festa abre no sábado em Borba para promover vinhos do Alentejo
A Festa da Vinha e do Vinho começa no sábado em Borba, no distrito de Évora, com a participação de cerca de 80 expositores, com destaque para os produtores de vinho do Alentejo, foi ontem divulgado.

O vereador do município de Borba, Humberto Ratado, adiantou hoje à agência Lusa que o certame, a realizar no pavilhão de eventos da cidade, destina-se a promover os vinhos do Alentejo com a participação de 14 produtores da região.

O autarca indicou que a 21.ª edição do certame dedicado ao vinho e à vinha, que decorre até dia 18, conta com cerca de 80 expositores integrados em vários eventos temáticos, dedicados aos vinhos e enoturismo, gastronomia, equipamentos e serviços vitivinícolas, produtos e doçaria regionais e artesanato.

O certame, no qual os produtores apresentam as suas marcas de vinho para degustação e venda, recebe todos os anos milhares de visitantes.

Nesta edição da festa, a gastronomia merece destaque, segundo os promotores, visto que, além da "Hora do petisco", iniciativa introduzida na edição de 2011, nos restaurantes participantes no evento, decorre um "Concurso de Petiscos".

Em vários restaurantes e tabernas da cidade, vão estar a concurso diversos petiscos, permitindo aos visitantes degustar e votar no petisco da sua preferência, sendo atribuídos prémios aos melhores petiscos e aos visitantes que mais petiscos degustarem. 

O concurso é promovido pelo município, Confraria Gastronómica do Alentejo e Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Em simultâneo, vai decorrer ainda o programa "Vamos fazer as Onze", lançado este verão pelo município e por restaurantes da cidade.

Trata-se de um circuito pelas tascas de Borba, que é efetuado diariamente por grupos de homens no centro histórico da cidade.

O certame, que serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho, pretende ainda promover os produtos regionais, dando especial realce à produção vinícola regional e aos queijos, enchidos, pão, azeite, mel, frutos secos e doçaria regional.

Com palco numa das mais importantes regiões vitivinícolas do Alentejo, o certame está a cargo do município, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Turismo do Alentejo.

O programa inclui um circuito das tascas no dia inaugural e, ao longo dos nove dias, engloba provas de vinhos, animação musical, conferências e atividades culturais e desportivas.

Para o dia de São Martinho está previsto um arraial com oferta de castanhas e vinho de talha.

 

Fonte: Lusa / TCA // MLM.