Início\ Informação \ Notícias
A Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB) vai comemorar 125 anos de existência
O objectivo destas comemorações é o de dar visibilidade à Bairrada e aos seus vinhos

A Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB) vai comemorar, nos dias 8 e 9 de Novembro, 125 anos de existência. Para celebrar esta efeméride com a dignidade que merece, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) elaborou um vasto programa de actividades e iniciativas, conjuntamente com vários parceiros locais, que deu a conhecer, no passado dia 31 de Outubro.

Como o RB já havia noticiado em edição anterior, as comemorações vão decorrer em três espaços distintos. Num primeiro momento, nas instalações da EVB, em cujo auditório, está prevista, no dia 8, pelas 9h30, a sessão solene de abertura das comemorações com a presença de várias entidades locais, regionais e nacionais ligadas ao sector e onde se espera a presença da Ministra da Agricultura.

Outro dos espaços em que decorrerão actividades é o Museu do Vinho Bairrada. Para este local está prevista a apresentação do Espumante Bairrada (homenagem a Tavares da Silva) e Tinto Bairrada (Magnum), comemorativos dos 125 anos. Segue-se depois a inauguração de várias exposições, nomeadamente "125 anos da Estação Vitivinícola da Bairrada"; "A Mulher através da Cultura do Vinho"; "125 rótulos históricos da Bairrada"; "Colecção Montezuma de Carvalho; Exposição de Garrafas históricas da Bairrada; e Instalação escultórica de Paulo Neves.

Um terceiro espaço é o Cineteatro de Anadia, onde durante os dois dias (8 e 9) decorrerão as jornadas técnicas, com a presença de técnicos internacionais. Um espaço que se espera seja de debate e reflexão sobre a Bairrada.

O Director Regional Adjunto da DRAPC, José Paulo Dias, realçou a importância da EVB, onde, no seu entender, "muito se aprendeu nestes anos, bem como muitos conhecimentos foram transmitidos aos viticultores da Bairrada, nomeadamente através dos dois cursos intensivos que se realizam todos os anos, sempre com elevada participação", tendo acrescentado que "o sector sente que temos contribuído de uma forma forte para o seu desenvolvimento". "Têm sido muitos anos de apoio à agricultural regional e nacional", afirmou

José Paulo Dias recordou que "foi aqui (EVB) que se fez a selecção da casta rainha da Bairrada, a Baga" e onde "nasceu o primeiro espumante a nível nacional".

Quanto ao presente e ao futuro, este responsável sublinhou que "estamos perante novos desafios que passam, designadamente por estabelecer parcerias com as entidades locais, a fim de estreitar as relações para que se possa dar resposta aos problemas que se apresentam na Bairrada"

Afirmou ainda que "as comemorações dos 125 anos da EVB não podem ser feitas apenas dentro de portas", daí que o "objectivo destas actividades seja o de dar visibilidade à Bairrada e aos seus vinhos, dando-lhe uma projecção nacional".

Referiu-se ainda às jornadas técnicas sob o lema dos vinhos e espumantes, "onde se irá debater e reflectir o sector com a presença de técnicos de craveira internacional, para ajudar a Bairrada a crescer".

Terminou dizendo que as comemorações "não são só dos 125 anos da EVB, mas também da Bairrada".

 

Voltar a ser o marco que foi outrora

 

O presidente da Câmara de Anadia, Litério Marques, destacou a importância das comemorações, tendo em conta o papel que "a EVB desempenhou e que ainda continua a desempenhar na Bairrada".

Referiu que "hoje nota-se alguma distância entre esta estrutura local e os centros de decisão em Lisboa", tendo considerado que "é preciso fazer algo para que a EVB volte a ser o marco que foi outrora".

Mostrou-se contra a centralização que tem ocorrido nos organismos do Estado e defendeu a sua descentralização.

Para o presidente do Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, "a comemoração dos 125 anos da EVB representa para nós uma nova fileira na área do enoturismo que é necessário explorar. Uma nova forma de reforçar o posicionamento desta região e torná-la diferente".

Deu a conhecer que no início de Dezembro, o Turismo Centro vai trazer à Bairrada os embaixadores em Portugal dos países da América Latina para que conheçam a região e as suas potencialidades. Para Janeiro está agendada mais uma acção de charme, desta feita um grupo de operadores turisticos brasileiros irá estar na Bairrada e na região centro.

Adiantou que "a região Centro foi a mais procurada pelo mercado brasileiro". Um dos objectivos desta entidade é intensificar o cluster da saúde, onde a marca Curia é muito forte.

Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), considerou que a EVB "tem um valor inestimável e que o trabalho aqui desenvolvido foi determinante para a criação do espumante em Portugal", acrescentando ainda que "esta casa tem sido importante para a região e para o país".

Referiu que "muitas vezes é dificil fazer um trabalho que não tem efeitos imediatos".

A CVB junta-se às comemorações promovendo um concurso de espumantes, cujos vencedores serão conhecidos no dia 8. "Uma forma de prestigiar esta efeméride", afirmou.

Destacou ainda a boa relação que tem existido entre as duas entidades (CVB/EVB), que têm trabalhado em parceria".

Pedro Dias, responsável do Museu do Vinho Bairrada, deu a conhecer as exposições que irão acontecer naquele espaço museológico, no âmbito das comemorações dos 125 anos da EVB

 

Fonte: Região Bairradina / RB