Início\ Informação \ Notícias
Produtores de vinho verde investem no público jovem e profissional no Brasil
Os produtores portugueses de vinho verde que participaram na "Semana Mesa SP", considerado o maior certame enogastronómico do Brasil e das América, focaram-se na conquista de um público jovem e profissional para as 70 marcas apresentadas.

"Na feira deu-se a conhecer o vinho verde entre o público jovem, que muitas vezes não o conhecia, e entre os profissionais ligados ao mercado do vinho, que conhecem os vinhos mais antigos, da década de 1970. Queremos mostrar que os vinhos verdes estão mais sofisticados, aromáticos, melhores", afirmou Bruno Almeida, enólogo e membro do departamento de marketing da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Ao todo, 16 produtores estiveram no Brasil, sendo que 14 participaram no evento em São Paulo e os restantes numa ação em Minas Gerais.
Bruno Almeida sublinhou que a receção do público ao vinho verde português "foi entusiástica", após a realização de provas e de 'workshops'.

"As pessoas ficaram surpresas ao descobrir castas que não existem em parte nenhuma do mundo, além de Portugal", disse o enólogo, que realçou que a inovação tecnológica e a renovação das vinhas melhoraram a qualidade do vinho verde nos últimos 20 anos.

A "Semana Mesa SP", que recebeu cerca de 10 mil visitantes entre a última terça-feira e hoje, foi o último grande evento que a CVRVV participa neste ano no Brasil.

A partir de fevereiro de 2013, haverá degustações, seminários e provas em mais de 10 cidades do país, que devem reunir, ao todo, 1.800 profissionais da área.

A expetativa da CVRVV é que o comércio com o Brasil cresça 10 por cento ao ano a partir deste ano. No primeiro semestre de 2012, o mercado brasileiro importou 572 mil litros de vinho verde, 51 mil litros mais do que no mesmo período do ano anterior, divulgou a comissão.

A Vinhos de Portugal, Associação Interprofissional para a Promoção dos Vinhos Portugueses, também participou da "Semana Mesa SP", com 20 produtores.

A associação divulgou que, nos cinco primeiros meses de 2012, houve um aumento de 10,8 por cento na importação de vinhos portugueses pelo Brasil e que esse número pode aumentar com a consolidação do mercado em estados em que ele ainda não tem força, como Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Bahia.



Fonte: Lusa / FYB // ARA.