Início\ Informação \ Notícias
Empresa produtora de vinho de Estremoz vai apostar no mercado do Brasil em 2013
A empresa produtora de vinho Porta de Santa Catarina, de Estremoz, que já exporta 65 por cento da sua produção, pretende aumentar as vendas em 2013, apostando sobretudo no mercado do Brasil, revelou hoje a empresa.

O sócio-gerente da empresa, José Poeiras, adiantou à agência Lusa que a Porta de Santa Catarina já conquistou clientes em vários países, sobretudo nos Estados Unidos, Luxemburgo, Alemanha, Holanda, Bélgica, Brasil, Suíça, Canadá e Áustria.

José Poeiras, que é também o enólogo, indicou que a empresa pretende aumentar em 2013 as vendas para o mercado externo  dos "vinhos de qualidade" que produz, sobretudo para o Brasil, "um mercado emergente", no sentido de exportar 75 por cento da sua produção.

O empresário explicou que as vendas no mercado nacional baixaram este ano, sobretudo devido à crise económica.

Para o mercado nacional é destinado atualmente 35 por cento da produção da empresa, com a distribuição do vinho a ser efetuada por regiões, através de distribuidores, sobretudo para o Alentejo, Algarve e zona de Lisboa, surgindo em restaurantes, lojas gourmet e garrafeiras.

A empresa Porta de Santa Catarina produz anualmente 70 mil garrafas de vinho tinto e doze mil de branco, tendo lançado recentemente no mercado o vinho Porta de Santa Catarina colheita selecionada 2011.

Sobre os vinhos da colheita deste ano, branco e tinto, José Poeiras garantiu que são de "muito boa qualidade", já confirmada nas provas.

José Poeiras realçou que da colheita de 2010 a produção de vinho está "quase esgotada".

A empresa, que tem duas adegas, produz os vinhos Porta de Santa Catarina, colheita selecionada e reserva, na adega de Estremoz, e o Bacante, na adega situada no concelho de Vila Viçosa.

Em 2013, a empresa vai iniciar a produção de vinhos licorosos e abafados.

O vinho regional alentejano Porta de Santa Catarina tem recebido vários prémios a nível nacional e internacional.

A empresa Porta de Santa Catarina-Vinhos foi fundada há cerca de quatro anos, resultando da divisão da Sociedade Agrícola Poeiras e Xarepe, que já produzia o vinho Porta de Santa Catarina desde 2000.

A produção da empresa resulta exclusivamente da vinificação de uvas próprias nos oito hectares de castas tintas (Syrah, Touriga Nacional, Aragonês, Alicante Bouchet, Cabernet Sauvignon e Trincadeira) e um hectare de castas brancas (Arinto, Antão Vaz e Roupeiro).

 

Fonte: Lusa / TCA // MLM.