Início\ Informação \ Notícias
Vinhos portugueses no Top Cellar Sellection da Wine Enthusiast nos EUA
Dez vinhos portugueses recebem reconhecimento da prestigiada revista norte-americana depois de outros dez terem sido considerados best buys pela mesma publicação.

A Wine Enthusiast, conceituada revista norte-americana, acaba de eleger na edição de Dezembro, dez vinhos portugueses na lista Top Cellar Sellection, para guardar e desfrutar. Um reconhecimento importante que atribui notoriedade aos vinhos portugueses e que soma prestígio à distinção da mesma revista na nomeação de outros dez vinhos no Top Best Buys 2012, na edição de Novembro.

Portugal garantiu o 4º lugar nesta selecção de 100 vinhos para guardar da Wine Enthusiast, depois dos EUA, França e Itália. Integram a Cellar Selection 2012 os vinhos: Quinta do Vale Meão 2009 tinto (Douro) posicionado em 12º lugar, seguido por Herdado do Esporão 2008 TN Touriga Nacional (Alentejano) em 18º lugar, Quinta da Romaneira 2008 Tinto (Douro) em 27º, Taylor Flagdate 2009 Vintage Porto em 36º, Quinta do Castro 2009 Reserva Vinhas Velhas (Douro) em 48º, Dão Sul 2009 Casa de Santar Conde de Santar (Dão) em 57º, Cartuxa 2009 Pêra-Manca Branco (Alentejo) em 67º, Niepport 2009 Vintage Port em 75º, Prats & Symington Lda 2009 Chryseia (Douro) em 83º e Luis Duarte 2010 Rubrica Branco (Alentejano) em 91ª posição.  

A Wine Enthusiast refere que "No interesse pela diversidade, optamos por abranger muitos países e variedades, porém, não é surpresa que muitos dos melhores vinhos para guardar sejam provenientes de regiões estabelecidas e top vintages".

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que "A eleição dos vinhos portugueses nas duas listas - Best Cellar e Best Buys - da Whine Enthusiast, e em especial da primeira, confirma que Portugal e os produtores portugueses estão cada vez mais a afirmar-se nos mercados internacionais pela elevada qualidade dos seus vinhos. Em Portugal são produzidos vinhos diferentes, consistentemente bons, resultado de um investimento na produção com base nas castas autóctones, a que se associa a diversidade climática e de solos das nossas regiões vitivinícolas. Mas os produtores nacionais estão ainda a proporcionar ao consumidor vinhos com uma excelente relação custo benefício. Factor que está a ser muito valorizado no mercado norte-americano" salienta o mesmo responsável"

Sobre a ViniPortugal

A ViniPortugal é a associação interprofissional do setor vitivinícola que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca "Vinhos de Portugal" e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados.

A ViniPortugal agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio (ANCEVE e ACIBEV), à produção (FENAVI e FEVIPOR), às cooperativas (FENADEGAS), aos destiladores (AND), aos agricultores (CAP) e às regiões demarcadas (ANDOVI).

O seu Plano de Marketing para 2012, no montante de 7 Milhões de euros, atingirá 11 mercados, onde serão implementadas mais de 120 acções de diferentes perfis.

 

Fonte: AICEP