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Informação sobre vinhos portugueses é chave para sucesso nas exportações para Moçambique
O enólogo Aníbal Coutinho considera que informar os consumidores moçambicanos sobre os vinhos portugueses é a chave para o sucesso das exportações para este país, defende, acrescentando que este mercado é uma "tábua de salvação" para os produtores.

"Temos que tentar ter uma comunicação mais simples. É possível falar de todas as regiões, desde que se passe a mensagem de que elas têm semelhanças e se podem organizar em poucos perfis", disse à agência Lusa Aníbal Coutinho.

Na semana passada decorreu, em Maputo, uma formação sobre produtos vitivinícolas de Portugal para "educar os consumidores" moçambicanos sobre as características dos vinhos portugueses.

"Nos restaurantes que visitei (em Maputo), vejo imenso interesse por saber mais e vejo essa lacuna no crescimento pedagógico. Esta é uma proposta (formação) que vem dar uma resposta às necessidades deste mercado", explicou o enólogo português.

Em Moçambique, os vinhos portugueses enfrentam a concorrência dos sul-africanos, que gozam de taxas aduaneiras mais baixas e estão organizados comercialmente por castas, sendo, por isso, mais facilmente identificados pelos consumidores.

"Os sul-africanos vendem o vinho pelas castas: Syrah, Merlot, Cabernet. Na Europa, o vinho é mais vendido pela sua região, porque é mais rica em termos de castas e tem centenas de tipos diferentes de uvas", disse José Campos, da Mozamvini, empresa promotora do evento.

Sobre a situação de crise que Portugal atravessa, Coutinho acredita que os mercados do novo mundo, como o moçambicano, podem ser uma "tábua de salvação" para os produtores portugueses.

"Para muitos é uma tábua de salvação, mercados que ainda estão por explorar, que têm espaço. Hoje em dia, o mercado global do vinho está muito preenchido. Olha-se para Moçambique, até pelos laços históricos entre os dois países, como se olhava há 10 anos para o Brasil, que hoje é uma realidade ", concluiu o enólogo.


Fonte: Lusa / ENYP // HB