Início\ Informação \ Notícias
Prémio ADVID 2012 é entregue a 13 de dezembro a investigadores franceses
Uma equipa de investigadores franceses de Bordéus recebe no dia 13, na Régua, o Prémio ADVID 2012 pelo desenvolvimento de um processo que pode ajudar a simular o comportamento da videira em cenários de alterações climáticas.

A Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) instituiu em 2007 um prémio anual para atrair investigadores de diversas áreas científicas para as especificidades técnicas, culturais e sociais da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro.

Este ano, o júri reconheceu o trabalho de investigação "Modelo fenológico para caracterizar o período de floração e pintor na Vitis vinifera L", que juntou investigadores da Universidade de Bordéus e do Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva de Montpellier.

O prémio será entregue ao investigador Van Leeuwen.
Segundo explicou a ADVID, em comunicado, o objetivo deste trabalho consistiu no desenvolvimento de um processo simples com base na temperatura, para prever os estados fenológicos da floração e pintor da videira.

Os modelos fenológicos, tendo como base a resposta da videira à temperatura, constituem uma ferramenta importante para prever a fenologia da videira em diferentes condições climáticas.

Os resultados do estudo mostraram o elevado potencial para estimar as datas de floração e pintor, com possibilidade de aplicação a um grande conjunto de variedades e potencial para simular o comportamento fenológico das variedades em cenários de alterações climáticas.

Em cada ano, o prémio ADVID recebe o nome de uma personalidade que tenha sido marcante para o desenvolvimento da vitivinicultura da região.

O Prémio ADVID 2012 é uma homenagem a Bernardino Camilo Cincinnato da Costa, agrónomo e professor catedrático que, em 1900, foi nomeado delegado da Secção de Agricultura para a Exposição Universal de Paris, por todos, considerada a mais importante da representação de Portugal.

Nesta exposição, Cincinnato da Costa apresentou, "Le Portugal Vinícole", um estudo enológico das principais castas de uva portuguesas que lhe valeu o grande prémio e o ser proclamado sócio honorário da Sociedade de Viticultores de França.

A ADVID é uma associação privada, sem fins lucrativos, criada pelas principais empresas de vinho do Porto com o objetivo de contribuir para a modernização da viticultura do Douro e melhoria da qualidade dos vinhos.


Fonte: Lusa / PLI // SSS.