As vendas de vinho do Porto para o Brasil somaram nos primeiros dez meses deste ano 3,69 milhões de euros, um valor que corresponde a uma queda de 12,2% face ao período de janeiro a outubro do ano passado, de acordo com os dados do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.
A descida em termos acumulados é inferior à que os produtores de vinho do Porto registavam em meados deste ano. Em julho, por exemplo, as exportações para o Brasil contabilizavam um decréscimo de 20% face aos primeiros sete meses do ano passado.
Embora a queda se tenha desagravado, a verdade é que o Brasil está a perder protagonismo entre os maiores mercados de exportação dos produtores de vinho do Porto. Em outubro o Brasil abandonou o "Top 10" de mercados compradores, caindo para a 11ª posição, atrás de Espanha.
Globalmente, as vendas de vinho do Porto de janeiro a outubro ascenderam a 274,1 milhões de euros, mais 1,1% do que em igual período do ano passado.
França continua a ser o maior mercado, tendo apenas registado uma ligeira queda de 0,1% nas compras de vinho do Porto. Portugal, onde as vendas estão a subir 5,4%, é o segundo maior mercado. E a Holanda, com um crescimento de 2,8%, é o terceiro mercado. Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha completam a lista de dez maiores consumidores de vinho do Porto.
Vendas para o Brasil ultrapassaram os 5 milhões de euros em 2011
Em 2011 as vendas para o mercado brasileiro aproximaram-se de 5,4 milhões de euros, depois dos cerca de 5 milhões de euros facturados em 2010 e dos 4,1 milhões de 2009.
Já o valor do vinho do Porto no Brasil tem apresentado oscilações nos últimos cinco anos. Em 2007 cada litro valia em média 4,28 euros, preço que atingiria em 2009 um máximo de 4,96 euros. Em 2011 o valor médio de venda do vinho do Porto no Brasil fixou-se em 4,55 euros por litro.
O vinho é um dos produtos que Portugal mais exporta para o Brasil, a par com o azeite, o bacalhau, pêras e alguns produtos industriais.
Este mês, em visita ao Brasil, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, manifestou a sua vontade de trabalhar para que as exportações lusas de vinho para o Brasil pudessem continuar a crescer.
No ano passado as vendas globais de vinhos do Porto cifraram-se em 355,9 milhões de euros. Um valor ainda distante dos mais de 400 milhões de euros comercializados no ano de 2007.
Fonte: Portugal Digital
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