Início\ Informação \ Notícias
Formar, Comunicar e Concentrar é a estratégia do IVDP para 2013
Apostar na formação, na comunicação digital e na concentração de países alvo são as três inovações do Plano de Promoção e Internacionalização (PPI) que o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) apresenta para 2013.

O documento, tornado público esta semana após aprovação do Conselho Interprofissional, segue a lógica de ação instituída no ano anterior: mantém uma visão de trabalho a três anos, reorienta a ação para o território, reforça a aproximação institucional à Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e às embaixadas e mantém a ligação ao conceito Wines of  Portugal em iniciativas suas. Nos 2.9 milhões de euros a aplicar este ano que vem inclui-se, pela primeira vez, a gestão da loja e dos solares.

Reforço na pedagogia e na formação fora e dentro de portas é a máxima do PPI para 2013. Um esforço redobrado em continuar a chegar não só aos públicos profissionais, como sejam os alunos das escolas de hotelaria de todo o mundo (Portugal, França, Suíça, Brasil, EUA, entre outras) como também potenciar a presença do Vinho do Porto junto do canal HORECA, reforçando o projeto "Saber Servir, Vender Melhor". Esta é, aliás, a ação que o IVDP pretende ponha os portugueses a beber mais Vinho do Porto. A iniciativa que arrancou em 2012 para promover as boas práticas relativamente ao serviço do Vinho do Porto nos restaurantes e bares turísticos e de gama média no Porto e no Douro levou os profissionais do IVDP, entre Março e Outubro, a mais de 100 restaurantes, num total de duas dezenas de formações. Para o Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral "este é o caminho para que os portugueses melhor conheçam o Vinho do Porto" até porque, continua "Portugal tem condições significativas para crescer no consumo".

O plano visa também a concentração da estratégia de promoção nos países alvo, elencando-se a França, Reino Unido, Brasil, EUA, Canadá e Portugal, obviamente. A par, pela primeira vez, uma grande aposta na comunicação digital, utilizando as ferramentas da web, como sites e redes sociais, para levar mais longe o nome dos vinhos do Porto e do Douro. Neste caso, os profissionais do IVDP já estão a ter formação para poderem tirar partido de forma eficaz destas novas modalidades de comunicar que, para Manuel Cabral, são o "um ponto fulcral para a promoção genérica do Vinho do Porto abrindo mais portas às marcas". "É importante refletir que são as empresas que vendem, por isso, preparamos este plano em estreita ligação com as mesmas", diz.

No PPI 2013 realça-se o trabalho com a Wines of Portugal, no âmbito do qual o IVDP vai manter uma parceria forte em ações pontuais em mercados nos quais atua. Há, também, uma autonomização das feiras que deixam de estar agregadas a países e passam a valer por si como seja o caso da Prowein e da Vinexpo. "Não faz sentido falarmos em ações nos mercado integrando as feiras pois estas como são para o setor atraem as atenções de todo o mundo e não só dos países onde decorrem", explica o presidente do instituto.

A outra novidade diz respeito à integração da loja (no IVDP Porto) e dos solares (Lisboa e Régua) neste plano de atuação. Pela primeira vez, o documento inclui estes espaços que passam a integrar também o PPI, assumindo uma lógica de promoção e de internacionalização. Se até aqui eram tratados autonomamente, o IVDP quer aumentar as vendas, captando mais clientes através de ações de dinamização e de contacto com os operadores turísticos.

"Em 2012 deixei claro que a nossa estratégia seria adaptada consoante os resultados. Houve um cuidado muito grande, no decorrer destes meses, em avaliar cuidadosamente todos os passos dados, medir a repercussão das ações e avaliar o eventual retorno. O plano de 2012 foi preparado e aprovado num prazo muito curto; o de 2013 já resume toda uma monitorização que nos deu indicações da atuação a seguir a seguir".

 

Fonte: IVDP