Hoje em dia, as qualidades dos desempenhos nas componentes ambientais, sociais e económicas das empresas vinícolas, são entendidas como atributos de qualidade adicional.
A fim de tornar evidente para os consumidores os seus esforços na direção de uma maior sustentabilidade, as empresas vinícolas da União Europeia (EU) podem seguir as suas normas internas ou podem participar num programa de certificação: no entanto, os recursos económicos e humanos necessários para finalizar esses processos podem ser demasiado caros para a maioria das empresas vinícolas de menor dimensão, como são a grande maioria dos produtores de vinho da UE. Um possível cenário paradoxal prevê no futuro próximo que os grandes produtores sejam capazes de estar presentes no mercado com etiquetas de certificação, enquanto as pequenas empresas - muito provavelmente com alto nível de sustentabilidade - não sejam capazes de ver reconhecida a qualidade do seu status virtual pelos consumidores.
O projeto ECO-PROWINE tem como objetivo oferecer a todos os produtores de vinho da UE a possibilidade de facilmente avaliar o seu nível de sustentabilidade e - quando as empresas atinjam critérios específicos - possibilitar a colocação nos seus produtos de uma etiqueta reconhecida a nível europeu e mundial. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e a Avaliação do Custo do Ciclo de Vida (CCV) pretendem ser ferramentas capazes de serem utilizadas pelas próprias empresas no ambiente da internet, fazendo uso de bases de dados de padrões da atividade vinícola. Um serviço de aconselhamento para as empresas participantes e acesso a informações tecnológicas também estão previstas no projeto.
ECO-PROWINE é um projeto europeu realizado por um grupo de 10 parceiros de Áustria, Bulgária, Espanha, Grécia, Itália e Portugal, e apoiado pela Agência Executiva da UE EACI no contexto do programa Eco-Inovação (ECO/11/304386).
Durante as fases iniciais, um grupo piloto de 105 empresas vinícolas da União Europeia será constituído, de modo a contribuir para a formação de uma base de dados inicial, a primeira a testar a ferramenta de avaliação da internet, tendo essas empresas acesso preferencial à etiqueta de certificação. Um convite específico para fazer parte deste grupo de empresas voluntárias será emitido no início de 2013, embora as empresas vinícolas possam desde já manifestar o seu interesse e receber informações adicionais, devendo para tal entrar em contato com o coordenador do projeto: Centro de Investigação de Recursos e Consumo de Energia (CIRCE), Saragoça, Espanha (e-mail: lmainar[at]unizar.es; Tel: +34 876 555 501).
Fonte: infowine
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30