Início\ Informação \ Notícias
Exposição Internacional da Vinha e do Vinho distingue exposição sobre o Douro
O Catálogo da exposição "As construções do Vinho", da responsabilidade da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, que integrou o 34º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho - OIV, organizado em 2011, no Porto, foi distinguido com a recente Menção Especial 2012 da OIV.

 A Associação "Um Porto para o Mundo", encabeçada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), organizadora do evento, escolheu esta integrar esta mostra no congresso, «pela sua qualidade cultural e contribuição para a divulgação da história do vinho Português e da Região Demarcada do Douro». A comprovar a qualidade da escolha veio agora a Menção Especial da OIV, uma das mais prestigiadas do ano atribuída pela Organização Mundial.

Para o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral, a exposição seleccionada para 34º Congresso da OIV, «vem comprovar a importância do trabalho de divulgação da Região Demarcada do Douro para a dinamização económica e cultural do país».

Desta exposição, que, segundo os comissários da OIV, pretendeu «retratar, de modo expressivo e simbólico, a grande vocação geográfica, paisagística e ambiental do nosso território para a produção de vinho de alta qualidade, em comunhão absoluta com a qualidade dos equipamentos arquitectónicos que vêm servindo esta indústria» permanece o Catálogo agora premiado, qual reúne textos de vários autores, entre os quais Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Francisco Vieira de Campos.

Pretendendo abranger todo o território nacional e as diferentes épocas ao longo da história, no Catálogo vê-se representada uma selecção de 10 sítios e edifícios: Palácio da Brejoeira, Quinta do Portal, Adega Niepoort - Quinta de Nápoles, Quinta do Vallado, Caves de Gaia, Palácio do Bussaco, Adega Casa de Sarmento, Herdade do Esporão, Adega Mayor e Currais no Pico, nos Açores.

 

Fonte: MEDIANA