Os outros premiados são um vinho verde, dois do Dão, um de Lisboa, outro de Setúbal, um moscatel também de Setúbal, um vinho da Madeira e um licoroso de Azeitão. Todos foram escolhidos só pela revista e segundo "critérios editoriais".
Os vencedores foram conhecidos num jantar efetuado no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega do Porto, que serviu para a Revista de Vinhos premiar "os "melhores vinhos portugueses, bem como personalidades, empresas e instituições ligadas aos vinhos e à gastronomia que mais se distinguiram durante o ano de 2012".
"Um ano inteiro de provas e de visitas a adegas e vinhas ajudou à seleção e atribuição de prémios aos melhores vinhos do ano" em duas categorias, salientou ainda a revista, num comunicado enviado à agência Lusa.
Uma das categorias é a dos já referidos Prémios de Excelência, reservados a "vinhos excecionais, os melhores entre os melhores". Na segunda categoria encontram-se os "Melhores Vinhos de Portugal", de que fazem parte "131 vinhos das várias regiões vinícolas do país".
Nessa listagem encontram-se "espumantes, vinho verde, alvarinho, do Douro, Trás-os-Montes, Dão, Bairrada, Beira Interior, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal, Alentejo, e Algarve, vinho de mesa, vinho do Porto, Moscatel do Douro e de Setúbal, Madeira e Açores".
O prémio Empresa 2012 foi para a Sogrape, que teve ainda quatro dos seus vinhos distinguidos com Prémios de Excelência. A casa Rozés, por seu lado, recebeu um prémio similar, mas na categoria de vinhos generosos, devido aos seus "Porto".
A distinção Adega Cooperativa 2012 coube à Adega de Vila Real.
Mário Sérgio Alves, da Quinta das Bágeiras, em Sangalhos (Bairrada), foi considerado o produtor ano 2012, tendo sucedido a Álvaro Castro, do Dão. Um dos seus vinhos, Quinta das Bágeiras Pai Abel Bairrada branco 2009, recebeu um dos 30 Prémios de Excelência atribuídos este ano pela Revista de Vinhos.
Os enólogos de 2012 são Luís Sottomayor, da Sogrape - Casa Ferreirinha, que nesse ano esteve em foco com o lançamento do Barca Velha 2004, e Charles Symington, da Symington Family States, este no que diz respeito aos vinhos generosos.
João Nicolau de Almeida, enólogo, administrador da Ramos Pinto e criador do conhecido vinho Duas Quintas, é o Senhor do Vinho 2012.
Outros distinguidos pela Revista de Vinhos foram Paulo Morais, do restaurante Umai, em Lisboa, com o prémio Gastronomia "David Lopes Ramos", em homenagem àquele que foi um dos mais respeitados críticos de gastronomia e vinhos em Portugal e também jornalista. David Lopes Ramos faleceu em abril de 2011.
O estabelecimento Comer e Chorar por Mais, do Porto, ganhou o prémio Loja Gourmet.
Este foi o 16.º ano consecutivo que a revista atribuiu os prémios.
"A lista dos premiados e a clarificação dos argumentos que justificaram as distinções, são o tema de capa da edição de fevereiro da Revista de Vinhos, nas bancas a partir deste sábado", informou a publicação.
Fonte: RTP / Lusa
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30