Início\ Informação \ Notícias
Cortiça marca presença na Prowein
Os temas a abordar terão a ver com a cortiça como vedante para o vinho nas suas diferentes variáveis.

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), em parceria com a ViniPortugal, vai realizar na Prowein (Feira Internacional de Vinhos da Alemanha) três seminários sobre o tema "Cortiça: Cultura, Natureza, Futuro".

A feira decorre de 24 a 26 de Março, em Dusseldorf, na Alemanha, e os seminários terão lugar no stand 2 A22 - espaço da ViniPortugal - com a seguinte frequência: 24 de Março, às 13h00, a cargo de Gert Reis, representante da Apcor; 25 de Março, às 16h00, por João Rui Ferreira, presidente da Apcor que assegurará o evento, também, no dia seguinte, 26 de Março, às 13h00.

Os temas a abordar terão a ver coma cortiça como vedante para o vinho nas suas diferentes variáveis: vinhos de qualidade preferem rolha de cortiça; a rolha de cortiça é a preferida pelos consumidores de vinho; a cortiça é um produto natural e sustentável que contribuiu para a preservação do planeta; a evolução dos vários mercados da cortiça; a performance técnica e química da rolha da cortiça; os aspectos ambientais que demonstram que a cortiça é amiga do ambiente; o desenvolvimento técnico e tecnológico da indústria da cortiça e as suas melhorias nos últimos anos e o regresso à cortiça de algumas caves que experimentaram outros vedantes.

Registe-se que a Apcor desenvolveu durante dois anos uma campanha de promoção da cortiça naquele país, denominada "Natürlich Kork" (Cortiça: naturalmente) e que teve como principal objectivo educar o consumidor e os retalhistas para os temas a abordar neste seminário.

Deste trabalho destaca-se a parceria com o VDP (Associação Vinícola Alemã), Ecovin (Associação de Vinhos Ecológicos) e NABU (Associação Alemã para a Conservação da Biodiversidade), assim como como os supermercados Kaufland, MövenpickWein e WIV AG que desenvolveram iniciativas de promoção da cortiça junto do consumidor, através, por exemplo, da distribuição de folhetos, de posters nas lojas ou de competições/concursos.

De registar, ainda, que a Apcor temuma parceria de longa data com a ViniPortugal e que tem permitido a promoção cruzada da cortiça e do vinho, não só na Alemanha, mas noutros países. No caso deste país, para além do que será desenvolvido durante a Prowein, tendo sido possível estar presente numa série de iniciativas mais dirigidas ao trade, como por exemplo, os city tastings (provas de vinho para profissionais) e que decorrem, anualmente, em várias cidades alemãs.

A presença da Apcor é assegurada com a distribuição de material informativo e didáctico sobre a cortiça enquantomaterial e vedante.

Para além disto, a Apcor tem, ainda, uma parceria com a Escola de Sommeliers Alemã (DWS) e que permitiu desenvolver vários workshops sobre a cortiça dirigidos a futuros profissionais do vinho.

As parcerias criadas com as entidades alemãs foram estabelecidas no âmbito dos projectos de comunicação da Apcor, principalmente durante o projecto InterCork - Promoção Internacional da Cortiça -,mas continuam a dar frutos, sendo objectivo da associação continuar com o trabalho desenvolvido até à data.



Fonte: Diário Económico