Início\ Informação \ Notícias
Vinhos de Portugal com novas ações de formação para profissionais no Brasil
Depois do Rio de Janeiro, onde esteve em março, a ViniPortugal regressa ao Brasil para realizar mais um conjunto de ações promocionais e educacionais sobre vinhos portugueses, exclusivamente dedicadas a profissionais do trade e líderes de opinião

O tour arranca já esta terça-feira, em São Paulo, cidade que acolherá sessões de formação de nível II e III, bem como um jantar de harmonização. 

Seguir-se-á Campinas (formação de nível III, dia 22), Ribeirão Preto (nível II e III, a 6 e 7 de maio, respetivamente) e Santos (nível II, a 8 e 9 de maio). Entre agosto e setembro será a vez das cidades de Recife, Belém, João Pessoa, Salvador da Bahia, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis acolherem a iniciativa, totalizando a organização de 26 formações - 10 do nível III e 16 do nível II - para cerca de 800 profissionais.

A iniciativa visa dar a conhecer as principais regiões vitivinícolas de Portugal e a história, clima, castas e estilos dos vinhos portugueses, para isso contanto com o reputado crítico de vinhos Rui Falcão. Inclui também a degustação de vários rótulos de Portugal e a aplicação de um teste de avaliação, que habilita os participantes com melhores resultados a ganharem uma viagem a Portugal. 

Esta campanha prevê ainda a realização de novo jantar de harmonização em Belo Horizonte, dedicado exclusivamente a jornalistas convidados, workshops para membros das Associações Brasileiras de Sommeliers, bem como concursos para sommeliers - uma novidade deste ano - a terem lugar em duas instituições de educação profissional brasileiras, o SENAC São Paulo e o Rio de Janeiro.

Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal "o Brasil é um mercado onde a marca Portugal tem uma imagem positiva mas torna-se necessário prosseguir de forma intensa com a educação dos públicos profissionais. Embora Portugal se posicione atualmente como o quarto fornecedor de vinho do mercado brasileiro e este continue a revelar-se um mercado muito atrativo, não podemos perder de vista que estamos a competir não só com países como o Chile ou Argentina, que beneficiam de isenção de taxas aduaneiras, mas também com vinhos europeus sérios concorrentes".

As inscrições nestas ações são gratuitas mas obrigatórias porque sujeitas a lugares limitados. Os interessados só têm de consultar o calendário geral das ações aqui disponível para download (PDF) e enviar inscrição para o email inscricoes@essenciadovinho.com, indicando a cidade, dia e nível de formação desejada, bem como nome, profissão, empresa, email e telefone.

 

Fonte: WINE-A Essência do Vinho / Liliana Magalhães