Início\ Informação \ Notícias
Produtores de Vinho Verde recebem importadores dos EUA e Canadá
Visita decorre de 23 a 25 de Abril

Profissionais dos EUA e Canadá vão percorrer, durante três dias, uma boa parte do 21 mil hectares da região e estabelecer contactos directos com os produtores, interessados em mostrar o portefólio de marcas e, assim, abrir mais portas à entrada de um vinho único no Mundo em dois países que ocupam os primeiros lugares entre os que mais compram Vinho Verde.  

O crescimento, há 12 anos consecutivos, das exportações para os EUA e para o Canadá é proporcional ao número de profissionais do sector que visitam a região dos Vinhos Verdes.

O interesse em conhecer um vinho leve e de baixo teor alcoólico traduz-se, este ano, na vinda ao noroeste de Portugal da maior comitiva de sempre de importadores norte-americanos e canadianos. Ao todo, são 19 profissionais que visitam o nosso país.

Os EUA são a locomotiva das exportações de Vinho Verde à escala mundial - quatro milhões de litros e nove milhões de euros em 2012, o que representa um aumento de 14 por cento face ao ano anterior - e o Canadá é já o quarto maior importador, com mais de um milhão de litros comprados e 3,2 milhões de euros transacionados - em valor, o crescimento foi da ordem dos 18 por cento

A estratégia da CVRVV passa por acções promocionais naqueles que considera ser os mercados de referência dos Vinhos Verdes, com provas e seminários educativos dirigidos por conceituados sommeliers, e ainda por visitas à região de profissionais que podem ajudar a comunicar nos países de origem um vinho único, como jornalistas especializados, e outros que estão na base do processo de comercialização do produto, os importadores de vinho.

Antes da viagem de produtores de Vinho Verde aos EUA e ao Canadá, marcada para 7 e 9 de Maio, respectivamente, é a vez dos importadores daqueles países provarem o que de melhor se produz na região e sentarem-se à mesa com os agentes económicos interessados em reforçar as exportações para os mercados norte-americano e canadiano.

A prova está nos 600 mil euros que a CVRVV vai investir, este ano, em ações promocionais nos EUA, aquele que é à distância o país de destino do maior número de garrafas de Vinho Verde: 5,3 milhões em 2012. É a maior fatia de um orçamento de 2,8 milhões de euros para 2013, ano em que o Canadá tem destinados 295 mil euros em iniciativas de promoção. No Brasil, o Vinho Verde vai apresentar-se com 500 mil euros e, na Alemanha, com 300 mil.

O ano de 2012 fechou com as exportações a subirem 10 por cento, impulsionadas pelo crescimento das vendas em países como Suíça - 22 por cento-, Angola - 14 por cento -, Brasil - 21por cento -, Canadá - 18 por cento - e EUA - 14 por cento No mercado norte-americano, o volume de negócios atingiu os nove milhões de euros, mais 1,1 milhões do que em 2011, o que equivale a quatro milhões de litros vendidos, mais 250 mil do que no ano anterior. Já para o Canadá, a factura mostra que quase 1,1 milhões de litros de Vinho Verde entraram em solo canadiano, o que representa 3,2 milhões de euros, acima dos 2,7 milhões de 2011.