Início\ Informação \ Notícias
"Portugal numa garrafa" em Vila Nova de Gaia
Está a ser montada uma garrafa com 32 metros de comprimento e 9,5 de diâmetro, na Quinta da Boeira, em Gaia. A partir de julho, os visitantes vão poder entrar no interior e provar vinho das quatro principais regiões vitivinícolas nacionais.

Uma garrafa, com 32 metros de comprimento e 10 de diâmetro, vai ocupar os jardins da Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia, a partir de julho. No seu interior, os visitantes vão ter a oportunidade de provar vários vinhos portugueses e assistir a um filme em 3D alusivo às quatro principais regiões vitivinícolas nacionais - Douro, Vinhos verdes, Alentejo e Dão.

Além da garrafa gigante, cerca de 60 lojas de vinhos, gastronomia e artesanato, vão estar distribuídas pelos jardins da propriedade. Produtores, empresas, associações e confrarias vão poder promover e comercializar os seus produtos, numa mostra, onde estarão expostas as riquezas culturais do país.

O espaço vai contar, também, com um local reservado para espetáculos de música e dança tradicionais, e, ainda, com um restaurante, onde o visitante poderá usufruir de uma degustação da gastronomia das diversas regiões do país.

O "Boeira Portugal in a Bottle", nome da iniciativa, nasceu com base num estudo realizado junto dos principais operadores turísticos do Norte do país. A conclusão é que, após a visita ao Museu de Serralves, à Casa da Música, à Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa e zona histórica de Porto e Gaia, a oferta turística, para o visitante, esgota-se.

O projeto, promovido pela Quinta da Boeira - Arte e Cultura, foi apresentado esta quinta-feira, na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia. O evento contou com a presença de Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia, Melchior Moreira, presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte, e Carlos Neves, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Projeto desenvolvido em cinco fases

"Boeira Portugal in a Bottle" é a terceira das cinco fases do projeto "A Quinta da Boeira - Arte e Cultura", que teve início em 1999, e que vai permitir a criação de 200 postos de trabalho.

A primeira fase teve a ver com a reabilitação das cavalariças e outros espaços menos nobres, com o intuito de poderem ser alugadas para eventos, assegurando assim a sustentabilidade económica do projeto. A segunda fase foi a recuperação do imóvel principal - um palacete do século XIX.

A construção da garrafa gigante integra-se na terceira fase, que consiste na construção de uma ala no jardim, onde serão instaladas cerca de 60 pequenas lojas tradicionais. A quarta fase tem a ver com a criação de infraestruturas de apoio ao turismo, e a quinta fase, aquela que reserva a maior parte do 'bolo' financeiro de 38 milhões de euros, será o lançamento de um hotel.

 

Fonte: Jornalismo Porto Net