Início\ Informação \ Notícias
Edição especial de Vinho do Porto embarca no "cacilheiro" de Joana Vasconcelos para a Bienal de Veneza
O Trafaria Praia, antigo cacilheiro transformado pela artista plástica Joana Vasconcelos no Pavilhão de Portugal para a Bienal de Veneza 2013, vai ter, durante a mostra, convidados especiais: vinho do Porto vintage 2003 e vinho do porto 10 anos, edições especiais, e cujos rótulos foram desenhados pela própria artista.

A parceria realizada entre o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e o atelier de Joana Vasconcelos, pretende reforçar a função do cacilheiro recuperado de promover a cultura portuguesa além-fronteiras. Manuel de Novaes Cabral, presidente do IVDP, acredita que "o vinho do Porto é um dos elementos mais reconhecidos da cultura lusa além-fronteiras e merece um lugar de destaque, junto de outros produtos nacionais, como embaixadores de Portugal, num evento tão importante como a Bienal de Veneza".  

Porto 10 anos e Vintage de 2003, duas edições especiais de vinho do Porto especialmente rotuladas para a Bienal de Veneza 2013, com inauguração marcada para 31 de Maio. Dois rótulos especiais foram desenhados pela artista plástica para homenagear a cultura portuguesa - um para as garrafas de 10 anos e outro para as vintage: "Joana Vasconcelos Trafaria Praia Vintage Port 2003" e "Joana Vasconcelos Trafaria Praia 10 Years Old Port" são as marcas dos vinhos comemorativos.   

"Trafaria Praia" é o nome do cacilheiro desactivado que a Transtejo cedeu a Joana Vasconcelos para ser transformado em obra de arte itinerante. A artista plástica foi desafiada a criar um projeto para representar o país em Veneza, onde Portugal já não  possui um pavilhão e decidiu, assim, "transformar uma emblemática embarcação portuguesa  num espaço expositivo e, ao mesmo tempo, numa obra de arte".

O cacilheiro - que será transportado até Veneza por via marítima em cima de uma embarcação - foi alterado no piso superior para criar uma zona aberta, onde estão programadas palestras e concertos com artistas portugueses.

De acordo com Joana Vasconcelos, "com este pavilhão flutuante, Portugal vai ter a possibilidade de ter mais visibilidade numa exposição muito competitiva, com projectos de cerca de 90 países". Joana Vasconcelos, já apresentou vários projectos em exposições na Bienal de Veneza, mas, este ano, é a responsável pela representação oficial portuguesa pela primeira vez.